Iniciado em dezembro de 2008 e com meta para alcançar a cobertura de uma área de 1,5 milhão de quilômetros quadrados no final de 2010, a aeronave Turbo-Commander equipada com o radar OrbiSAR-2 já cobriu uma área de 360 mil quilômetros quadrados da Amazônia.

Pela primeira vez na história do país a Amazônia brasileira está prestes a ser vista, com riqueza de detalhes, em toda sua extensão. Através do projeto “Cartografia da Amazônia”, iniciativa inédita do Governo Federal, serão mapeados em alta definição os 1,8 milhão de quilômetros quadrados de selva.

Com prazo de execução previsto de cinco anos, o projeto tem como objetivo conhecer em detalhes toda a região, inclusive seus pontos mais remotos. Serão levantadas informações básicas de cartografia, como altimetria de relevo, profundidade de rios e variações de cobertura vegetal, identificando assim a presença de estradas, pistas clandestinas e focos de urbanização.

Os mapas produzidos pelo projeto serão os mais detalhados da Amazônia. A tecnologia de radar utilizada é totalmente desenvolvida no país pela Orbisat, de capital e tecnologia 100% nacional.

Mapeamento da região amazônica ultrapassa 360 mil quilômetros quadrados