Após anos de estagnação, o mercado de geo-tecnologia e políticas públicas retoma a busca por soluções de mapeamentos temáticos com o objetivo de não somente atualizar os antigos estudos, dados e políticas, mas também utilizar estes mapeamentos como ferramentas de apoio ao processo de planejamento, gestão e tomada de decisão estratégica.

Antes utilizado como um mapa ilustrativo e caracterizado pela necessidade de grande investimento financeiro e de tempo para sua geração, hoje o mapeamento tem sido utilizado como balizador de políticas públicas e privadas, possibilitando também identificar, monitorar e atuar no registro de inventário.

Fornecedores deste tipo de mapeamento têm inovado na forma de realizá-los, tendo sempre como objetivos a melhoria da qualidade das informações extraídas, a precisão cartográfica do dado e a minimização do investimento financeiro e de tempo.

No que tange a melhoria da qualidade das informações extraídas, são atualmente utilizadas imagens de satélite multiespectrais (coloridas) de alta resolução. Com isto, o mapeamento permite a identificação de informações em escalas melhores que 1:25.000 e sua precisão cartográfica chega a atingir precisão centimétrica, dependendo da tecnologia utilizada.

Como facilitadores do processo de geração de mapeamentos temáticos, são utilizadas plataformas inovadoras e customizadas de processamento digital de imagens, além de novos conceitos e técnicas interpretativas na geração das classes, temas e legendas.

Tomada de decisão

A melhoria da qualidade e quantidade das informações extraídas (classes, temas e legendas) possibilita a utilização desses mapeamentos como ferramenta estratégica no processo de planejamento e gestão pública, além de embasar decisões e políticas regionais de desenvolvimento.

A riqueza de informações viabiliza não mais somente a classificação detalhada dos ambientes rurais, mas também de toda a mancha urbana, com informações relevantes aos gestores, como o tipo de edificação, a presença de áreas arborizadas, o tipo de ocupação residencial e edificaçôes especiais. Isso possibilita a localização de pontos de interesse, como cemitérios, shoppings, estádios, clubes, entre outros.

Por sempre terem sido tratadas como apenas um serviço específico ao cliente final, as soluções de mapeamento temático demandavam grandes investimentos econômicos para sua concepção. Porém, empresas atuantes com foco exclusivo em base de dados geográficos, como a Surface, passam a tratar as demandas de mapeamento temático como algo corrente e contínuo, possibilitando a elaboração de produtos de uso e ocupação do solo, utilizados como base ao mapeamento temático específico.

Mesmo em demandas com necessidades particulares de mapeamento, a utilização desses produtos de base – de uso e ocupação do solo – permite a redução dos investimentos e prazos, visto que estes atuam como direcionadores aos levantamentos específicos em campo.

Outra inovação utilizada no processo de concepção do produto de uso e ocupação do solo, que também possibilita a minimização de esforços físicos, financeiros e temporais, é a estruturação do processo de classificação através de uma metodologia de árvore de decisão, permitindo agregar informações diversas de textura, altura, cor, época, entre outros.

Valendo-se dos produtos de uso e ocupação do solo, empresas otimizam os investimentos de desenvolvimento de soluções, tais como:

• Mapeamento socioeconômico;

• Identificação de culturas agrícolas;

• Identificação de tipos e espécies;

• Mapeamento multitemporal (identificação de vegetação sucessional, alterações e crescimento urbano);

• Identificação de Áreas de Preservação Permanente (APP);

• Monitoramento de áreas de reflorestamento, mata remanescente e desmatamento;

• Mapeamento hidrográfico (delimitação de corpos d’água, represas e mananciais);

• Cadastro e identificação de edificação rural;

• Tipos de solo (mapeamento da qualidade de pastagem);

• Áreas de potencial mineral;

• Averbação de Reserva Legal (RL);

• Susceptibilidade a processos erosivos (desmoronamento).

Paulo Simão
Paulo Simão
Líder de Produtos da Surface
paulo.simao@surfacerwm.com