A cidade de Porto Alegre (RS) está prestes a ganhar um mapa completo, a ser realizado por meio de
aerolevantamento, através de uma iniciativa da prefeitura em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que deverá atualizar o mapa da Capital e permitirá a modernização da base dos dados urbanos.

Dentro de 50 dias devem ser iniciados os voos para que os técnicos realizem as fotografias digitais e a varredura a laser de 545 quilômetros quadrados, incluindo o território de Porto Alegre e áreas de seus limites intermunicipais.

O resultado dessa coleta será analisado e formará uma nova referência para dados importantes da cidade, como a base cartográfica, que hoje se utiliza de um mapa de 1903, e a renovação do cadastro imobiliário, originário de 1957.

Este levantamento deverá impulsionar a regularização de cerca de 100 mil residências, entre não cadastradas e desatualizadas. A renda gerada pela tributação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo dessas economias, que deverão ser legalizadas, deverá superar o custo do projeto de cerca de 22 milhões de reais.

O período para os voos tem duração prevista de cinco meses, se as condições climáticas permitirem.

Fonte: Zero Hora/ABEC-SP

Siga o Portal MundoGEO
no Twitter
.