Realizar eventos, como estratégia de disseminar as geotecnologias, sempre foi nossa atividade principal desde a década de 90. Curitiba, Recife, Brasília e São Paulo foram as cidades escolhidas. Atualmente, na era do Twitter e do Google Earth, os tempos são outros e é necessário repensar alguns conceitos.

Em 2009 a MundoGEO lançou a série de seminários de curta duração InfoGEO & InfoGPS, em São Paulo, além dos seminários online (webinars). Estes eventos têm formato e estratégias de divulgação especiais, envolvendo uma participação mais ativa dos profissionais que atuam em mercados verticais. Em 2010 estão acontecendo vários seminários presenciais na capital paulista e dezenas de webinars.

Para saber mais:

www.mundogeo.com/seminarios/
www.mundogeo.com/webinar

Entretanto, temos sido consultados frequentemente sobre a possibilidade de criarmos um novo evento nacional que discuta tendências, divulgue projetos e apresente, em paralelo, uma feira de produtos e serviços. Confesso que é um grande desafio formatar um evento desse tipo, principalmente com o mercado atual, em constante transformação. 

Seminário Google Maps e Earth para Empresas, realizado em 3 de dezembro

Existem alguns procedimentos básicos para se formatar um evento de sucesso, como a definição clara do público alvo, a elaboração de conteúdo de qualidade, o planejamento antecipado, a qualidade da organização, a divulgação usando canais eficientes e a afinidade de promotores, apoiadores e patrocinadores com o setor.

Além disso, existem decisões importantes que devem ser tomadas. Temos pesquisado o mercado das empresas, que costumam ser expositoras e patrocinadoras de eventos desse tipo, e já chegamos a algumas conclusões. Das principais empresas pesquisadas, temos algumas unanimidades, como a preferência por um evento com público alvo abrangente, que reúna tanto profissionais ligados à área de agrimensura como de cartografia, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Há empate técnico quando o questionamento é sobre o melhor semestre para realizar o evento, bem como o melhor local. Curitiba e São Paulo dividem as preferências. A capital paranaense é escolhida pelas empresas por ser uma cidade com hospedagem mais econômica e que permite maior integração dos participantes, pelas facilidades em mobilidade, com mais perfil para congressos e com potencial para atrair público nacional. Por outro lado, São Paulo tem um foco mais em feira de negócios e com a força da comunidade local para atrair um público sempre muito grande.

A periodicidade do evento não apresenta unanimidade, sendo que 70% preferem anual contra 30% a cada dois anos. Na feira, 70% preferem estandes padronizados, nos quais a única variação seja o tamanho, contra 30% que preferem montagem livre, para que cada empresa monte o seu tipo de estande.

Opine!

O próximo passo é ouvir a opinião – fundamental – do público em geral. Para isso, os 40 mil profissionais cadastrados no portal MundoGEO serão consultados para opinar sobre local, periodicidade e melhor mês para a realização do evento. Esses dados serão muito importantes, pois balizarão nossas decisões, afinal o evento é feito para o mercado de usuários de geoinformação.

Envie sua opinião para emerson@mundogeo.com e aguarde novidades em breve.


Emerson Zanon GranemannEmerson Zanon Granemann

Engenheiro cartógrafo, diretor e publisher da Editora MundoGEO
emerson@mundogeo.com