Em 2009 a MundoGEO lançou a série de seminários de curta duração InfoGEO & InfoGPS, em São Paulo, além de seminários online (webinars). Para este ano estão previstos vários seminários presenciais e dezenas de webinars, sobre os mais diversos temas.

Confesso que é um grande desafio atender às novas demandas de um mercado em constante transformação. Entretanto, costumo sempre debater com a equipe da MundoGEO que existem pontos chave para se atingir sucesso num evento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, que são:

• Definição clara do público alvo;

• Elaboração de conteúdo de qualidade;

• Planejamento antecipado;

• Qualidade na organização;

• Divulgação antecipada, usando canais eficientes;

• Afinidade da lista de apoiadores e patrocinadores com o setor;

• Organização e promoção do evento em plena sintonia com o mercado;

• Abrangência geográfica (local, regional, nacional ou internacional).

Resumindo, para promover um bom evento é importante saber ouvir o que deseja o mercado, que é formado por produtores de soluções e usuários de geotecnologias.

Profissionais ou empresas não devem decidir participar de um evento por obrigação ou rotina, mas sim com objetivos bem definidos. Os profissionais vão para aprender, trocar ideias e ainda fortalecer e ampliar a sua rede de relacionamento. Empresas apoiam, patrocinam ou expõe seus produtos e comparecem ao evento buscando fortalecer sua marca e principalmente ampliar seus negócios.


Seminário InfoGEO & InfoGPS: Google Maps e Earth,
realizado em 3 de dezembro em São Paulo

Em 2010, serão realizados vários eventos na área de geomática pelo Brasil, promovidos por diversas instituições públicas e privadas. Serão seminários presenciais e online, fóruns, congressos e feiras internacionais, nacionais e regionais, focados em temas acadêmicos, técnicos e comerciais. Como é inviável participar de todos, o profissional deve avaliar os reais benefícios que cada evento traz para sua carreira ou para a instituição que representa.

Novo evento nacional

Para 2011, a grande novidade é que a MundoGEO está preparando o lançamento de um evento nacional inédito para o setor, ampliando a abrangência dos seminários e adicionando uma feira de produtos e serviços de geomática. Mais do que simplesmente criar um novo evento, a ideia é formatá-lo através de pesquisas e debates com os potenciais participantes, expositores, apoiadores e patrocinadores, gerando assim um conceito inovador de evento, em total sintonia com as necessidades do mercado.

Dentre os fatores que fazem parte dessa pesquisa, estão a definição do local – entre Curitiba ou São Paulo -, a periodicidade – anual ou bianual – e qual semestre é o mais indicado para sua realização.

Para participar deste amplo debate, envie sua opinião para emerson@mundogeo.com  e aguarde novidades em breve.

EmersonEmerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo, diretor e publisher da Editora MundoGEO
emerson@mundogeo.com