A MundoGEO está finalizando os preparativos para lançar, em setembro deste ano, um evento nacional que acontecerá na cidade de São Paulo em 2011, fruto da nossa percepção sobre as novas demandas por informações dos profissionais, ligados direta ou indiretamente ao setor de geotecnologias. Percebemos isso a partir da movimentação nas redes sociais, de pesquisas com nossos assinantes, visitantes cadastrados em nossos portais e participantes dos vários eventos realizados desde 2009. Até a metade deste ano, o projeto de Seminários InfoGEO & InfoGPS promoveu 10 eventos presenciais e 12 webinars, reunindo no total mais de 6 mil profissionais de todo o Brasil.

O formato de um evento, pautado em modelos de discussões com total interação com os participantes, aliado a uma divulgação intensa e diferenciada, provou ser uma excelente receita para atrair públicos novos e promover debates inteligentes, gerando resultados eficientes aos participantes. Este evento, portanto, aliará uma feira de produtos e serviços a uma grade de palestras e debates com formato interativo, tanto dos presentes como dos conectados a distância, através das novas tecnologias, como os webinars e as redes sociais Twitter, Facebook, Linkedin, etc..

A relação dos mapas com os usuários também está mudando e passando por uma grande transformação. A programação do evento prevê destaque especial na coleta, processamento, representação e compartilhamento da geoinformação, associados às tecnologias atuais e às tendências de análise para diversas aplicações, que vão desde as corporativas até as que envolvem processos colaborativos de realidade aumentada para uso pessoal. O modelo de palestras e debates do evento será inovador, seguindo a receita de sucesso dos seminários que temos realizado. O foco será sempre utilizar o formato arena e permitir uma ampla interação via perguntas, tanto dos presentes como dos participantes online.

Também estão previstas apresentações em horários e espaços especiais, do lado de fora dos auditórios, nas quais os visitantes da feira poderão fazer rápidas intervenções, mediante inscrição prévia, gerando interação entre os presentes no evento. Todo este conteúdo de palestras e debates será gravado para posterior disponibilização em podcast pela internet.

O objetivo do evento é atrair especialistas e decisores ligados à produção de dados geoespaciais, desenvolvedores de aplicativos, provedores de conteúdo, integradores de sistemas e usuários corporativos da geoinformação. Espera-se, para o evento, perfil semelhante ao dos participantes de nossos seminários, dos assinantes de nossas revistas e dos visitantes do portal.

Acompanhem mais detalhes de bastidores, sobre o lançamento deste evento, no meu blog no portal MundoGEO e nas próximas edições das revistas InfoGNSS e InfoGEO.

Conecte-se!

Emerson Zanon GranemannEmerson Zanon Granemann
Engenheiro cartógrafo, diretor e publisher da Editora MundoGEO
emerson@mundogeo.com