Esta edição traz novamente, como assunto principal, este importante tema no setor de geomática: a nova Norma de Georreferenciamento e os novos procedimentos para Certificação de imóveis rurais, que estão mexendo com o mercado, tanto no aspecto técnico como na questão do registro de propriedades.

Publicada em março deste ano, a segunda edição da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais já mostrou que está gerando maior agilidade e eficiência na área de regularização fundiária. O ritmo de certificação de imóveis já foi acelerado, e mutirões estão sendo feitos para levar segurança técnica e jurídica a profissionais do setor e a proprietários de chácaras, sítios e fazendas.

Com a grande repercussão deste assunto, já abordado na edição anterior da revista InfoGNSS, a MundoGEO entrou em contato com o Incra e sugeriu que seria hora de levar o tema a um amplo debate com a sociedade. O Coordenador Geral de Cartografia do Instituto, Marcelo Cunha, apoiou esta ideia e então foi criado o seminário “GeoCertificação de Imóveis Rurais”. Este evento seguirá o modelo de eventos anteriores, realizados pela MundoGEO, nos quais há maior enfoque na discussão de ideias e nas rodadas de perguntas aos palestrantes.

Na ocasião, uma equipe do Incra que esteve muito envolvida com a elaboração da nova Norma e dos novos procedimentos de Certificação estará presente para apresentar palestra e responder às perguntas dos participantes.

Além destas explanações, haverá também debates entre profissionais que representarão vários setores da sociedade, como agrimensores, registradores, advogados, entre outros, envolvidos com georreferenciamento e certificação de imóveis, para discutir o que realmente muda a partir de todas essas novidades.

Networking

Nos intervalos do evento será possível interagir com a equipe do Incra e com os demais palestrantes e debatedores, além de todos os outros participantes do evento, e praticar o famoso “networking”, aumentando assim a rede de contatos no setor de geomática.

O georreferenciamento é a descrição completa dos limites geográficos de imóveis rurais para atualização da situação cartorial e cadastral das propriedades, sem sobreposição entre elas. Com segurança técnica e jurídica, todos ganham com a segunda edição da Norma de Georreferenciamento e os procedimentos inovadores de Certificação de imóveis rurais. Certamente, estamos entrando em uma nova era na regularização fundiária no Brasil. Participe você também!

Eduardo freitasEduardo Freitas é engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG. Editor da Revista InfoGNSS
eduardo@mundogeo.com