Com o uso cada vez maior da tecnologia GNSS para posicionamento e navegação, além das novas informações geodésicas e modelos disponíveis, identificou-se a necessidade de atualizar o modelo brasileiro de ondulações geoidais. Isso vai possibilitar, aos usuários de dados GNSS, converter altitudes geométricas (referidas ao elipsóide) em ortométricas (referidas ao nível médio do mar) com mais facilidade e melhor confiabilidade.

Foi com este objetivo que a Coordenação de Geodésia do IBGE, em conjunto com a Escola Politécnica da USP, lançou o MAPGEO2010, um modelo com resolução de 5’ de arco através do qual os usuários podem obter a ondulação geoidal em um ponto ou conjunto de pontos, com coordenadas tanto em Sirgas2000 como em SAD69.

As diferenças entre o MAPGEO2010 para Sirgas2000 e para SAD69, para todo o Brasil, podem ser visualizadas nas figuras a seguir.


Clique na imagem para ampliá-la

Download

Para baixar o MAPGEO2010, basta acessar a página www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/modelo_geoidal.shtm.

O novo modelo geoidal (ou quase-geoidal) foi calculado utilizando mais de 928 mil pontos de gravimetria terrestre para a América do Sul. Somente no Brasil, 13.057 novos pontos gravimétricos foram introduzidos, todos devidamente validados em relação ao modelo geoidal anterior. O Modelo Digital de Terreno (MDT) escolhido foi o SAM3s_v2, baseado no SRTM.

Cálculo

Através do sistema MAPGEO2010 pode-se obter a ondulação ou altura geoidal (N) necessária à conversão de altitudes elipsoidais, compatíveis com os sistemas GNSS, em altitudes consistentes com o nível médio do mar (NMM) e a Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB).

Para converter a altitude elipsoidal (h), obtida através de GNSS, em altitude ortométrica (H), utiliza-se a equação:

H = h – N

onde N é a altura (ou ondulação) geoidal fornecida pelo programa, dentro da convenção que considera o geóide acima do elipsóide, se a altura geoidal tiver valor positivo, e abaixo em caso contrário.

No sistema MAPGEO2010, as coordenadas dos pontos para os quais se deseja obter a ondulação geoidal podem ser introduzidas via teclado ou arquivo, segundo as opções de formatação de entrada e saída disponíveis.

Para as coordenadas da sede da MundoGEO (25º24’27” S, 49º16’56” O), o sistema calculou a ondulação geoidal como 3,79 metros para Sirgas2000, e 6,73 metros para SAD69, uma diferença de aproximadamente três metros.

As altitudes de todas as estações, cujas coordenadas foram obtidas através de determinação por satélite, tiveram seus valores alterados no banco de dados geodésicos do IBGE, pois foram compatibilizados com o novo modelo MAPGEO2010.