Estudo das áreas públicas de lazer das UP’s Savassi e Barreiro de Baixo do Município de Belo Horizonte

Por:

Felipe de Moura Ribeiro
Graduando em Engenharia de Agrimensura pela FEAMIG. Técnico em Saneamento pelo CEFET-MG. Técnico da COPASA. felipe.ribeiro@mecamob.com

Tasso Hamm Lucas
Graduando em Engenharia de Agrimensura pela FEAMIG. Bacharel licenciado em história pela PUC-MG. tassohamm@yahoo.com.br

Jairo Ferreira Fraga Barrioni
Especialista em Sistema de Informação. Engenheiro Agrimensor. Consultor de Informática Prodabel – Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte. Professor FEAMIG. jairo.barrioni@feamig.br

Luciana Melo Rocha
Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Engenharia da UFMG. Especialista em Engenharia Sanitária pela UFMG. Engenheira de Produção Civil pelo CEFET-MG. Gerente Técnica do Crea-MG. lmelo1415@yahoo.com.br

Há décadas que sociólogos e urbanistas alertam para a necessidade das cidades se adaptarem para atender ao novo estilo de vida do século XXI, uma vez que o espaço de lazer é cada vez mais necessário para o equilíbrio humano de cidades cada vez maiores, constituídas por uma população cada vez mais instruída, rica e que trabalha cada vez menos.

Todavia, os espaços públicos de lazer bem equipados, com boa estrutura física e diversidade de equipamentos e serviços de qualidade, são frequentemente mal distribuídos pela cidade, concentrados em regiões centrais de maior apelo mercadológico, o que restringe o acesso desses equipamentos a determinada localidade e nível de renda, devido ao tempo e ao custo que são acrescidos pela necessidade de locomoção.

Para viabilizar o acesso ao lazer de forma equânime a todas as regiões das cidades, faz-se necessário conhecer com detalhes as áreas públicas disponíveis, principalmente aquelas em localidades com realidades econômicas distintas.

Assim, essa pesquisa estruturou um Sistema de Informação Geográfica – SIG que possibilitou a caracterização geográfica e da infra-estrutura existente nos espaços públicos de lazer disponíveis na região das UP Savassi e UP Barreiro de Baixo do município de Belo Horizonte.

O mapa geral com a localização das UP’s no município de Belo Horizonte pode ser visto na figura à seguir (FIGURA 01).

Como resultado, identificou-se na UP Barreiro de Baixo 15 espaços públicos destinados a lazer distribuídos em uma área de aproximadamente 4 Km² para uma população de aproximadamente 45.000 habitantes. Sendo 8 praças, 2 parques, 2 campos de futebol, 1 Centro de Apoio Comunitário, 1 quadra poliesportiva e 1 espaço para ginástica (FIGURA 02).

Na UP Savassi foram identificados 20 espaços públicos de lazer distribuídos em uma área aproximadamente 4 Km² para uma população de aproximadamente 45.000 habitantes. Sendo 18 praças, 1 parque e 1 largo (FIGURA 03).

A possibilidade de aperfeiçoar o uso do espaço público de lazer e a mobilização de pessoas para exigirem os seus direitos pode dar-se através dos avanços de sistemas de informação e interação contemporâneos, pois o acesso a informações geoespaciais torna possível uma transformação na relação entre o cidadão e o espaço público, passando este a apropriar-se do meio urbano.

Como exemplo destacam-se alguns resultados referentes à infra-estrutura e serviços dessas áreas de lazer. Considerando os aspectos estruturais dos espaços públicos de lazer, o quesito banheiro, em todos os espaços públicos analisados, com exceção do Centro de Apoio Comunitário do Barreiro, se mostram deficitários. Em alguns espaços da UP Savassi, somente em dias de eventos com previsão de grande público, são disponibilizados banheiros químicos.

No caso dos bebedouros a situação não é tão diferente, em apenas dois espaços de lazer da UP Barreiro de Baixo eles foram identificados, já na UP Savassi foram encontrados em três espaços. Este aspecto é importante à medida que para propiciar a prática adequada de esporte é fundamental o fornecimento de água potável. Mais grave ainda é a concomitância entre a presença de espaço para prática de atividades esportivas e a ausência de bebedouro.

O desenvolvimento dessa pesquisa, com a criação do SIG, mostrou-se eficaz para a avaliação dos espaços visitados, à medida que permitiu reconhecer de forma mais detalhada a estrutura física e os serviços disponíveis nas duas regiões da cidade.

Com esse sistema foi possível ordenar informações pontuais proporcionando uma visão de conjunto para formular diagnósticos e fazer comparações entre os espaços e entre os setores regionais a partir da correlação dos dados.

As informações articuladas resultantes dessa pesquisa poderão ser utilizadas como referencia para dirigentes e grupos da sociedade civil organizada tomarem decisões mais acertadas, otimizando o uso dos espaços públicos de socialização/lazer no sentido de cumprirem sua função social, isso significa garantir a plena inclusão das pessoas de diferentes camadas sociais e regiões da cidade, considerando-se diferentes habilidades e restrições dos usuários.