Tendência no mercado mundial

Qual será a fórmula do sucesso de uma empresa? Esta pergunta é difícil de responder, mas com certeza dividir o seu produto e suas informações com as pessoas interessadas é um caminho certo a seguir. Hoje, cerca de 2,3 mil empresas ao redor do mundo têm suas Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) abertas, dando oportunidade para que outros desenvolvedores inovem em cima desta tecnologia. Mas será que isso virou tendência nas empresas mundiais ou é apenas momentâneo?

Muitos sites estão deixando de ser apenas sites e se tornando também provedores de dados, ou seja, estão oferecendo suas informações para que mais modelos de negócios sejam criados com a sua base. Mas o que acontece com aqueles que optarem por não abrir sua API? Tudo bem, ninguém sai do mercado porque escolheu manter esses dados guardados, mas com certeza alguém criará um concorrente para esta informação não disponível.

Um ótimo exemplo é o Twitter. Assim que foi lançado, já deixou disponível sua API para que os usuários pudessem criar em cima de sua base diferentes projetos e assim propagar seu conteúdo em diversas formas. Com acesso à API, desenvolvedores conseguem uma grande quantidade de funções que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados, etc..

É certo que, quando você oferece uma base aberta para o desenvolvimento, as pessoas ativam ao máximo sua criatividade e focam na inovação de um produto. Por isso, empresas estão apostando na abertura da API, para que novas ideias sejam desenvolvidas em cima de suas bases.

No fim de setembro, o Apontador também abriu sua API – feito inédito no mercado brasileiro – para que programadores possam desenvolver novas ideias em cima dessa base. Ou seja, milhares de sugestões baseadas em geolocalização podem ser criadas a partir dessas informações.

Mas o que exatamente dá para fazer com as informações do Apontador? A liberação permite aos usuários criar os seus próprios widgets com dados de seus locais favoritos, suas últimas avaliações de locais feitas no site, dentre outras ações que ainda podem ser disponibilizadas em seus blogs. Essa integração é fundamental para que outros desenvolvam novos projetos, que nem sempre as empresas conseguem realizar em tempo hábil ou têm recursos para investir na criação de uma base de dados de locais semelhantes. Isso tudo gera valor para os envolvidos e, acima de tudo, para o usuário final.

Com a API do Apontador, também é possível desenvolver sites e aplicativos para celulares e desktops, utilizando sua base de locais. Uma outra opção de desenvolvimento são os mashups, isto é, misturar os resultados da API com o Twitter, Facebook, Google Maps, além de salvar locais, fotos e resenhas para os usuários, criando assim aplicações mais ricas e completas.

Quer alguns exemplos? Você consegue criar um site de restaurantes de culinária japonesa usando a API Apontador para ter acesso à base de restaurantes japoneses cadastrados na cidade selecionada e às informações contidas neles, como descrição, fotos, avaliações de usuários, coordenada geográfica, etc.. Também consegue mostrar as escolas, farmácias, supermercados ao redor de um empreendimento imobiliário e ainda, criar um concorrente tupiniquim para o Foursquare, já que, além da busca de locais, o próprio check-in e funcionalidades de busca de usuário estão presentes na base.

Muitas empresas estão usando APIs de outras, e esquecem que seus dados também podem ser valiosos para os desenvolvedores consumirem em outros mercados, garantindo uma ampliação da distribuição deste conteúdo. A abertura dessa base é uma tendência do mercado, e empresas mundiais tendem a cada vez mais compartilhar seus dados, não apenas para que seus sites sejam o destino de navegação dos usuários, mas também suas funcionalidades sejam cada vez mais importantes dentro de outras empresas.

Para mais informações, siga @apontadorapi

Rafael Siqueira
Formado em engenharia mecatrônica pela Poli/USP, CTO do Apontador MapLink (www.apontador.com.br / www.maplink.com.br)
rafael.siqueira@lbslocal.com