O GIS desenhando o futuro

Por Eduardo Freitas

O lançamento do ArcGIS 10 foi a grande atração do 1° Encontro de Usuários Esri no Brasil (EU Esri Brasil 2010), que aconteceu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em São Paulo (SP), com o objetivo de proporcionar um canal de comunicação e um ambiente para que os usuários e parceiros compartilhassem ideias e experiências.

A Esri tem realizado vários encontros de usuários, ao redor do mundo, contribuindo para a geração de conhecimento em geotecnologias e proporcionando a criação de oportunidades de negócios entre os seus parceiros. A Imagem, representante oficial no Brasil, realizou esta primeira edição do Encontro de Usuários Esri para incentivar a troca de experiências entre empresas e usuários da família ArcGIS. A revista InfoGEO esteve presente, a convite da Imagem.

Novo ArcGIS

Com o tema “GIS Desenhando nosso Futuro”, o evento abordou a participação dos geossistemas para solucionar questões econômicas, sociais e políticas, levando-se em conta ações sustentáveis. Durante dois dias, foram realizadas mesas redondas, fóruns, demonstrações, workshops e palestras nacionais e internacionais.

Mas o grande destaque do evento foi mesmo o ArcGIS 10, tema de capa da InfoGEO 61, que foi lançado oficialmente no Brasil durante o EU Esri. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a nova versão do ArcGIS, por meio de palestras exclusivas e estações “hands on”, nas quais foi possível testar o software em aplicações práticas.

A Esri trabalhou três anos neste novo release do ArcGIS, com a ajuda de usuários que testaram a versão beta e geraram avaliações para a empresa. Houve um consenso de que este release era muito significativo para ser chamado somente de 9.4 e, desta forma, optou-se por chamá-lo de ArcGIS 10.

Esta nova versão privilegia o trabalho de criação de mapas, proporcionando aos usuários mais facilidade nas etapas de edição, visualização e análise geográfica. Outra característica importante é que o ArcGIS 10 possui um ambiente preparado para trabalhar diretamente na web, baseado no conceito de computação em nuvem. Uma nova interface proporciona ao usuário gerenciar janelas “dockable”, que podem ser facilmente ocultadas, privilegiando a visualização do mapa. A criação de templates, a geocolaboração e a possibilidade de fazer edições diretamente em 3D são outras novidades do ArcGIS 10.

Agenda cheia!

O dia 31 de agosto iniciou com grande expectativa pela realização do primeiro encontro de usuários da Esri no Brasil. Marcos Covre, diretor da Imagem, fez uma breve introdução e passou a palavra para Enéas Brum, diretor-presidente, que tirou todos os participantes da “zona de conforto”, fazendo com que conhecessem uma pessoa nova e criassem mais um elo em suas redes de contatos. Logo após foi apresentado um vídeo com mensagem de Jack Dangermond, presidente da Esri, dando boas vindas aos participantes do EU Esri 2010.

Depois das boas vindas foi a vez de Christopher Cappelli, diretor comercial da Esri, apresentar a palestra “O Futuro do GIS e Tendências nos Mercados Globais”. Cappelli é expert em arquitetura de sistemas e eficiência organizacional, atuando na Esri desde 1990 com experiência em diversas funções, como gerente regional, gerente de contas, consultor e programador.

Na sequência foi a vez de Ismael Chivite, gerente de produto da Esri, mostrar as capacidades do ArcGIS 10 para trabalhar na “nuvem”. Depois de Ismael entrou em cena a equipe da Imagem, fazendo demonstrações dinâmicas e interativas sobre Flex, Silverlight, aplicações móveis, análise temporal, geocolaboração, entre outros assuntos.

A tarde do dia 31 de agosto e todo o dia 1º de setembro foram reservados para mesas redondas, fóruns, demonstrações, workshops e palestras. Eram várias salas com apresentações simultâneas, divididas entre os assuntos: utilities; governo federal e estadual; floresta e agricultura; governo municipal; mineração e petróleo; encontro de parceiros; produtos; Ilhas ArcGIS; e Meet the Experts.

GIS desenhando o futuro

Segundo a organização do EU Esri, o tema do evento surgiu através do ideal de sustentabilidade: “cada um é responsável pela gestão dos recursos do mundo para melhoria do nosso planeta”.

Desta forma, o usuário GIS tem a capacidade de prever e agir em caso de emergências ou catástrofes naturais. Uma empresa que usa ferramentas GIS para planejar a construção das linhas de transmissão de energia, está contribuindo para a sustentabilidade da natureza. Para que se consiga conciliar e interpretar todas essas informações, simultaneamente, é preciso uma boa dose de inteligência geográfica.

De acordo com Lúcio Graça, diretor de marketing da Imagem, o evento cumpriu a missão de organizar o primeiro encontro de usuários da Esri no Brasil. “Superou as expectativas de presença e de apoio, por parte da comunidade de usuários e parceiros de negócio da Imagem/Esri. O melhor de tudo foi perceber a felicidade das pessoas na apresentação da versão 10 do sistema ArcGIS. Havia um clima de otimismo em relação às oportunidades de progresso a nível individual e coletivo”, finaliza Lúcio.

O EU Esri reuniu mais de 450 usuários, que tiveram contato com a visão e a filosofia da empresa sobre a importância do GIS para solucionar questões ambientais, econômicas, sociais e políticas. Além disso, foi uma oportunidade para a troca de experiências entre as empresas parceiras da Esri.

+Info
www.img.com.br/euesri

Por Eduardo Freitas