Saiba como empregar a transformação IHS-RGB no Erdas 9.2

Este passo-a-passo visa apresentar a técnica de transformação IHS–RGB, no intuito de realizar a fusão de uma imagem pancromática Cbers2B–HRC, de 28 de maio de 2008, com uma imagem multiespectral Landsat 5–TM, bandas 1, 2 e 3, de 8 de agosto de 2009.

A área de estudo utilizada abrange o município de Viçosa, situado na Zona da mata de Minas Gerais. As imagens foram obtidas na página eletrônica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Vale ressaltar que a imagem Cbers utilizada teve seus pixels reamostrados para 10 metros e que tanto a imagem Landsat quanto a Cbers estão no Sistema UTM, Datum SAD69 (uma condição necessária à transformação é que as imagens estejam perfeitamente georreferenciadas entre si) e sofreram correção atmosférica pelo método de subtração do pixel escuro (DOS). O banco de dados criado neste tutorial encontra-se disponível para download no endereço www.ufv.br/dec/eam.

Primeiramente, a imagem será convertida do espaço RGB para o espaço IHS (Intensidade, Saturação e Matiz). Para isso, na barra de ferramentas, acesse o menu Interpreter>Spectral Enhancement… >RGB to IHS. Quando a tela principal aparecer, vá em Input File, mude o formato para TIFF e carregue as bandas 1, 2 e 3 do Landsat (segure Ctrl e clique sobre as imagens para selecioná-las). Feito isso, selecione as layers 01 para vermelho, 02 verde e 03 para azul, e salve o arquivo de saída como IHS.img. Será gerado arquivo contendo as três bandas IHS.

Terminada esta etapa, o próximo passo será a criação de uma camada para armazenar a imagem Cbers 2B que será fusionada com as bandas saturação e matiz geradas no passo anterior. Para isso, acesse o menu Interpreter> Utilities…>Layer Stack… Carregue primeiramente a imagem Cbers 2B em Input File, mude o nome do arquivo para .TIFF e clique em Ok. Quando a janela fechar selecione a layer 01 e clique em Add para adicioná-la ao conjunto. Feito isso, adicione as bandas saturação e matiz, clicando novamente em Input File e mudando o formato do arquivo para .img. Carregue o arquivo IHS.img e clique em Ok. Mude o valor da layer para 02 e adicione a banda H, clicando em Add. Feito isso, mude a layer para 03 e clique em Add para adicionar a banda S. Marque a opção Intersection, dê o nome do arquivo de saída para stack e clique em Ok.

O último passo é realizar a fusão das imagens. Para tanto, acesse o menu Interpreter>Spectral Enhancement… >IHS to RGB. Em Input File, carregue o arquivo stack.img (arquivo contendo a imagem pacromática Cbers e as imagens saturação e matiz do Landsat). Ative a opção Stretch Intensity, nomeie o arquivo de saída para Cbers_fusionada e clique em Ok.

Terminada esta etapa, visualize o produto final clicando na barra de ferramentas do programa em Viewer e carregando a imagem fusionada para o programa. Caso deseje, aplique um realce de contraste à imagem (dentro da Viewer, menu Raster>Contrast). Neste tutorial aplicou-se o contraste pelo método do desvio-padrão. O resultado encontra-se a seguir:

[



Imagem Landsat original
Imagem Cbers 2B original
Imagem fusionada


Giovanni Chagas Egg

Engenheiro agrimensor, mestrando em informações espaciais na Universidade Federal de Viçosa
giovanni.egg@ufv.br

Marcos de Paulo Ramos
Engenheiro agrimensor, mestrando em informações espaciais na Universidade Federal de Viçosa