O futuro dos mapas chegou. Conecte-se você também!

Por Eduardo Freitas

Acaba de nascer um novo conceito de encontro para o setor de geo. Debates, fóruns, interação, networking, colaboração, conexão: tudo isso faz parte do MundoGEO#Connect.

O conceito do evento foi concebido a partir da percepção do Grupo MundoGEO sobre as novas demandas por informações dos profissionais ligados ao setor de geotecnologias. Isso foi notado através dos participantes de redes sociais, visitantes do Portal MundoGEO e assinantes das revistas InfoGNSS e InfoGEO, além dos participantes dos webinars e dos seminários realizados recentemente.

Marcado para 14 a 16 de junho de 2011, em São Paulo, o MundoGEO#Connect aliará uma feira de produtos e serviços a uma grade de palestras e debates com formato interativo, tanto dos presentes como dos conectados a distância, através das novas tecnologias de transmissão online, como o Twitter e os seminários online.

Com o tema ”O futuro dos mapas chegou!”, este encontro inspira-se na nova relação dos usuários com a localização, nas tecnologias e aplicações atuais da geoinformação e nas tendências e inovações no setor de geo.

Estão previstos três auditórios, que funcionarão simultaneamente, contando também com conferências internacionais. Os debates terão um formato inovador, semelhantes a uma arena, o que permitirá maior interação do público, que se envolverá com os profissionais através de sessões de perguntas&respostas.

Nesse ambiente amplo de ideias, especialistas e decisores ligados à produção de dados, desenvolvedores de aplicativos, provedores de conteúdos e usuários das geotecnologias se encontrarão para discutir tendências, conceitos e aplicações.

O MundoGEO#Connect tem a meta de se tornar o principal evento anual de geoinformação do Brasil, com a presença de companhias de mapeamento, georreferenciamento, imagens de satélite, geoprocessamento, equipamentos (estações totais, GNSS, sensores etc), além de provedores de serviços baseados em localização, entre outros.

Segundo Emerson Granemann, diretor do Grupo, o MundoGEO#Connect permitirá aos participantes optarem por assistir um ou vários seminários e cursos (ver grade preliminar), além de visitar uma feira com todas as novidades do mercado. “Será um oportunidade única de interação com produtores e usuários de geoinformação, proporcionando ampliação da rede de contatos, atualização profissional e estímulo a fechamentos de novos negócios no ambiente da feira”.

Seminário GeoCertificação de Imóveis Rurais, realizado pela MundoGEO em 23 de setembro de 2010

Empresas garantem espaço no MundoGEO#Connect

A feira do MundoGEO#Connect terá entrada livre e reunirá as principais empresas brasileiras e marcas mundiais na área de geotecnologia. Até o fechamento desta edição, o MundoGEO#Connect já contava com 80% de seus espaços vendidos, o que comprova a confiança das empresas no sucesso do evento.

Quem já confirmou sua presença no MundoGEO#Connect são a Alezi Teodolini, AMS Kepler, Base, CPE, Digibase, Engemap, Engesat, Furtado&Schmidt, Geocenter, Geograph, Geomat, Geomax, Inovação, Leica Geosystems Sudamérica, Manfra, Orbisat, Santiago&Cintra, Santiago&Cintra Consultoria, Sisgraph, Spot Image Brasil, Tecnosat, Telespazio Brasil, Threetek e Wild.

Adriana Wendler, gerente comercial da MundoGEO, observa que as principais empresas do setor apostaram, desde o início, na iniciativa. “No mês de agosto, antes mesmo do evento ser lançado, 50% da feira foi vendida em apenas uma semana”.

Temas e programação

No MundoGEO#Connect, estão previstos três auditórios que funcionarão simultaneamente, com conferências nacionais e internacionais (keynote speakers). Flashes do evento serão transmitidos online e gravados (vídeo e podcast) para posterior disponibilização via internet.

Serão abordadas, no MundoGEO#Connect, as principais novidades e tendências ligadas à geomática aplicada nas áreas de utilities (energia, saneamento e telecomunicações), defesa civil, resposta a desastres naturais, mineração, petróleo, meio ambiente, sustentabilidade, agronegócio, florestas, governo (federal, estadual e municipal) e infraestrutura.

Na área de políticas de dados, serão debatidos assuntos ligados a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), qualidade dos dados, direitos autorais. Já sobre as tecnologias, será abordado o mapeamento 3D, aerofotogrametria, imagens de satélite, geoprocessamento, GNSS (GPS, Galileo, Glonass), GIS móvel etc.

A grade preliminar de temas foi elaborada a partir de enquetes e pesquisas online feitas com os usuários do Portal MundoGEO. No início de outubro, os visitantes cadastrados no site foram convocados a auxiliar na montagem do evento, indicando quais os temas de maior interesse.

Esta grade foi elaborada para permitir que o interessado possa escolher a programação e fazer sua inscrição para cada seminário ou curso separadamente.

Durante o evento será realizada a entrega do Prêmio MundoGEO#Connect, que tem como objetivo valorizar instituições, empresas e profissionais ligados ao setor que obtiveram destaque em suas realizações, pelo nível de inovação e solução na utilização das ferramentas geotecnológicas. Fique ligado e veja, em breve, como participar do prêmio MundoGEO#Connect.

Eventos anteriores

O Grupo MundoGEO já promoveu vários eventos, desde 1998, nas cidades de Curitiba, Recife e Brasília. Desde 2009, o projeto Seminários InfoGEO & InfoGPS realizou oito eventos presenciais na cidade de São Paulo e 12 webinars, reunindo no total mais de 10 mil profissionais de todo o Brasil.

O formato de um evento, pautado em modelos de discussões com total interação entre os participantes, aliado a uma discussão intensa e diferenciada, provou ser uma excelente receita para provocar o mercado e promover debates inteligentes.

Redes Sociais

Além das páginas do MundoGEO#Connect no Twitter, Facebook e LinkedIn, o encontro conta também com a Geo#Connect, uma rede social criada especificamente para o debate de assuntos do evento.

Sua principal função é conectar antecipadamente os participantes com os expositores, palestrantes e debatedores do evento. Além disso, os participantes também podem interagir com a organização do evento, enviando sugestão de temas, palestrantes e debatedores.

O MundoGEO#Connect não se restringirá aos dias 14 a 16 de junho de 2011. Na verdade, o evento já começou e está sendo debatido na web. Acesse www.mundogeoconnect.com e participe desta rede você também!

MundoGEO#Connect 2012 já está marcado!

Você não leu errado. É isso mesmo: o evento MundoGEO#Connect já tem data e local marcados para 2012. Segundo Emerson Granemann, a proposta do encontro é ser anual e se tranformar no principal evento latinoamericano do setor. “Marque na sua agenda, de 29 a 31 de maio de 2012, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. Esse evento terá uma área maior, prevendo o crescimento natural em sua segunda edição”.

O Grupo MundoGEO acredita muito na fundamental importância de um evento 100% conectado às redes sociais, que acolha todas as marcas e usuários e seja uma referência para especialistas e atraente para o público novo. “Esta é a proposta do MundoGEO#Connect: reunir e integrar, num ambiente aberto a todas as empresas, sem distinção, quem precisa se atualizar, ampliar sua rede de contatos e fazer bons negócios”, finaliza Emerson.

Seminários presenciais

Mais de 2 mil inscritos no total, sendo que 70% formado por público novo, que nunca tinha participado de eventos do setor

• 23/09/2010 | GeoCertificação de Imóveis Rurais – O que muda com a nova Norma de Georreferenciamento e Procedimentos de Certificação do Incra
• 21 e 22/09/2010 | 3º Seminário Gristec de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento – Oportunidades de negócios e as várias interpretações quanto aos projetos e resoluções vigentes
• 08/07/2010 | Qualidade de Dados Geoespaciais – Saiba como obter rapidamente uma base geográfica precisa
• 28/04/2010 | 2º Seminário de Gerenciamento de Riscos – Como a tecnologia embarcada pode melhorar a logística e diminuir os riscos
• 31/03/2010 | Geomarketing: Novas Tendências – Saiba como tomar decisões certeiras usando análise geográfica
• 03/12/2009 | Google Maps e Earth para Empresas – Descubra como as ferramentas do Google podem impulsionar o seu negócio
• 30/09/2009 | 1001 Utilidades das Imagens de Satélite – Descubra como as imagens orbitais e aéreas podem ampliar os resultados da sua empresa
• 15/04/2009 | GeoWeb & GPS – Descubra como agregar valor aos seus negócios usando análise geográfica e localização

Seminários online (webinars)

Mais de 8 mil inscritos, sendo 80% público diferente (apenas 20% de repetição)

• 17/11/2010 | Tecnologias GIS Aplicadas à Gestão Pública – Imagem apresenta soluções em GIS para Governo
• 11/11/2010 | DigitalGlobe: o Mundo Jamais foi Visto com Tantos Detalhes – Tudo sobre as melhores imagens de satélite do planeta em apenas 1 hora e de graça!
• 23/09/2010 | Seminário Geocertificação de Imóveis Rurais – Palestra Conceitos e Novidades
• 05/08/2010 | Desenvolva Serviços e Operações na Web com a Plataforma MapTP da Navteq – Facilite a análise e utilização desta solução para diferentes aplicações
• 28/07/2010 | ArcGIS 10: Transforme a Maneira como você usa o GIS! – As novidades do ArcGIS 10 orientadas a negócios e as abordagens tecnológicas mais aderentes às necessidades de GIS-TI
• 09/12/2009 | Optech Ilris-3D – O mais preciso laser scanner 3D de longa distância
• 30/11/2009 | Bases Digitais Navteq – Conheça as bases digitais com maior qualidade e precisão disponíveis atualmente no Brasil
• 29/10/2009 | Imagens RapidEye – Conheça a constelação de satélites com a maior disponibilidade de dados atuais do Brasil

Conecte-se!

“Nós da CPE Tecnologia temos grande expectativa na realização desta feira, pois será uma oportunidade para apresentarmos nossos produtos de varredura a laser e consequentemente fecharmos bons negócios”.
Pedro Donizete Parzzanini, especialista da CPE Tecnologia

“Tenho expectativa de que o MundoGEO#Connect deva atrair grande número de participantes. Impulsionados pelo aquecimento do mercado e a falta de profissionais da área de geo, estarão em busca da geoinformação e de novas tecnologias para o segmento”.
Carlos Alberto Pimentel, diretor da Geocenter
“Estamos ansiosos em relação ao mercado em 2011. Com o crescimento econômico inédito no país, a expectativa é de que, no próximo ano, os investimentos do governo e do setor privado continuem ainda maiores”.
Felipe Rezende, diretor comercial da Tecnosat

“Estamos muito motivados e preparados para os novos desafios que virão nos próximos anos, com a Copa 2014 e Jogos Olímpicos 2016. Um evento como o MundoGEO#Connect só vem acrescentar e se alinhar às nossas expectativas de expansão de negócios e atendimento irrestrito aos nossos clientes”.
Fernando Ribeiro, gerente de aplicações especiais da Leica Geosystems

“Estou contente e ansioso pela realização do MundoGEO#Connect. Acredito muito na organização, por parte do Grupo MundoGEO. É uma grande oportunidade para mostrar os novos produtos que lançamos este ano, para um público qualificado”.
Kleber de São José, gerente comercial da Furtado&Schmidt

“Estamos construindo um novo futuro como a empresa que mais cresce em vendas no Brasil, e o MundoGEO#Connect será a oportunidade perfeita para mostrar isso ao mercado”.
Rafael Guandalini, diretor de operações da Alezi Teodolini

“Para nós da OrbiSat, uma empresa que precisa estar sempre à frente do futuro, é de extrema satisfação participar de eventos como o MundoGEO#Connect. Lá, estaremos por dentro das próximas tendências e do que há de mais moderno neste segmento. Com certeza, uma oportunidade imperdível”.
João Moreira, diretor da OrbiSat

“A participação da Geograph no evento se deve principalmente por acreditar que, assim como um leitor que dispõe de tablets ou diversos leitores digitais, não quer deixar de ‘manusear, folhear, segurar’ um livro; o usuário de geomática quer ‘ver, conhecer, falar’ com as pessoas que apresentam estas tecnologias”.
Carlos Eduardo de Azevedo, sócio diretor da Geograph