A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) concluiu a primeira etapa do projeto corporativo de informações geográficas, que tem como objetivo modernizar a gestão operacional de sua rede, que conta com mais de 10,7 mil quilômetros de extensão.

Com faturamento anual em torno de 634 milhões de reais, a empresa é responsável pelos serviços de saneamento no Estado e administra uma produção de mais de 40 milhões de metros cúbicos de água por mês e controla um volume de 7,3 milhões de metros cúbicos de esgoto mensalmente, atendendo 172 dos 185 municípios de Pernambuco, além de 97 distritos e povoados da região.

PROGIS

O projeto, batizado de PROGIS, vem sendo desenvolvido pela empresa Imagem em consórcio com a Procenge, desenvolvedora de sistemas de gestão administrativa, e mapeará todo o circuito de água e esgoto da companhia, com o objetivo de combater as perdas no processo de distribuição.

Com o investimento de 2,3 milhões de reais, o PROGIS cruzará informações de imagens de satélites e fotografias aéreas com informações sobre faixas de consumo, áreas de tarifa social, traçado das redes, idade das redes, anomalias e inadimplências, entre outros dados, para oferecer uma visão territorial da operação da empresa no Estado.

O projeto foi divido em etapas, iniciando com conversão e modelagem dos dados geográficos e a entrega de uma aplicação para manutenção da rede, bem como para publicar os dados do Cadastro Técnico na Intranet. A cada entrega feita, um projeto piloto será realizado.

A solução inicialmente será implementada na Superintendência de Negócios Metropolitana, responsável por 15 municípios: Aracoiaba, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itapissuma, Itamaracá, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata. “Teremos maior conhecimento dos nossos clientes e controles efetivos dos índices de performance em tempo real”, explica Clécio. Depois de implanta toda a solução, há planos de expandir para outros municípios no interior de acordo com suas arrecadações.