Foi criado recentemente o Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados para Veículos Aéreos Não Tripulados e Robôs Táticos Móveis. Com o objetivo de desenvolver um sistema de segurança nas fronteiras da Amazônia e monitorar o meio ambiente por meio de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), o núcleo reunirá profissionais de diversas instituições de pesquisa, não somente do Amazonas, mas de outros estados, para desenvolver projetos em ciência da computação.

O núcleo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência em Ciência e Tecnologia (Pronex). As principais ações que serão desenvolvidas pelo projeto serão melhorar processos, métodos e técnicas aplicadas em construção de veículos aéreos não-tripulados e robôs táticos móveis.

Os resultados esperados do projeto, que tem previsão de quatro anos de duração, deixarão o Amazonas numa condição favorável em relação ao controle das fronteiras, uma vez que, nesses locais, ocorrem com frequência o tráfico de drogas, guerrilhas, dentre outras atividades subversivas. Os veículos aéreos não tripulados vão desempenhar funções estratégicas como a captura de informações que posteriormente serão processadas e encaminhadas aos órgãos competentes como a Policia Federal (PF) e o Exército Brasileiro.

Uma das vantagens da utilização de Vants é o custo. Os equipamentos medem aproximadamente dois metros de comprimento e podem levar vários sensores, filmadora e máquina fotográfica para captar imagens e dados, tendo o mesmo desempenho de uma aeronave tradicional.

Veja mais sobre Vants na matéria de capa da InfoGEO 60.