Estudos geológicos apontam que os problemas nas encostas das áreas atingidas pelas chuvas no Rio de Janeiro, e que causaram os escorregamentos de terra e alagamentos, já estavam acontecendo há muito tempo.

A região serrana do Rio de Janeiro tem 14 municípios assentados sobre a Serra do Mar. A topografia dessa área é acidentada e cada uma de suas cidades possui características geológicas diferenciadas. Os deslizamentos de terra ocorridos em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão ligados ao tipo de solo, e sobretudo de relevo da região.

Confira o infográfico elaborado pela equipe do Grupo MundoGEO*

Confira algumas soluções para evitar tragédias naturais

Do ponto de vista técnico, Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e engenheiro geotécnico, aponta alguns procedimentos que podem evitado os escorregamentos de terra:

  • Mapear as áreas de risco maior, como por exemplo regiões onde é impossível de construir, que poderia ser feito pelo Ministério das Cidades
  • Levantar dados sobre áreas de risco menor: tratamento preventivo, que inclui, por exemplo, drenagem superficial e profunda contra erosão
  • Nas áreas instáveis construir muros de arrimo.

Segundo ele ainda, para que isso acontecesse, seria preciso criar um departamento de obras contra deslizamentos de terra e alagamento, que teriam custos menores para o Estado. “Antes nós tínhamos dois órgãos federais importantes, mas que foram fechados no mandato Collor: o DNOS (Departamento Nacional de Obras de Saneamento) e o Denocs (Departamento Nacional Contra Secas). Também, nas cidades brasileiras não existe uma entidade como a Fundação GEO-Rio (Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro), porque as prefeituras não tem estrutura para manter um instituição como esta”, destaca.

Gestão pública

De acordo com José Augusto Sapienza Ramos, analista de GIS (Sistema de Informações Geográficas, na tradução para o português) da Gisplan,”hoje em dia há uma vasta consciência por parte dos governantes que ocupações irregulares, a poluição e o desmatamento degradam o meio ambiente, colocando em risco vida e o bem estar a sociedade. Certamente o governo falha ao ignorar os dados produzidos pela universidade, entretanto a universidade falha ao não expor devidamente o que produz aos governantes. Uma fatia muito pequena do que é produzido pela academia é aproveitado pela sociedade. É como se houvessem dois mundos que não se interagem.”

Para Sapienza, ainda, muitos estudos que saem das universidades podem ser aplicados na sociedade. “Muita coisa poderia ser aproveitada e aplicada, principalmente se houvessem convênios entre os grupos de pesquisa universitária e o corpo técnico das autoridades locais”, finaliza.

Acompanhe o Portal MundoGEO no Twitter.

*As informações foram coletadas dos estudos citados abaixo. Os autores permitiram o uso desses dados.

Análise Espacial com SIG de parâmetros ambientais e comportamento hidrológico (chuva-vazão) de uma bacia de drenagem montanhosa na Serra dos Órgãos: Bacia do Paquequer, município de Teresópolis, RJ. Autoria de Carlas Seramis e José Augusto Sapienza (http://www.ugb.org.br/home/artigos/RBG_8_1/2_RBG_F.pdf)

Montanhas do Estado do Rio (http://www.femerj.org/montanhas_dorio.html)

Suscetibilidade das áreas de risco a movimentos de massa na APA de Petrópolis -RJ. Autoria de Alessandra Carreiro Baptista, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer e Eduardo Antônio Gomes Marques (http://www.cbcn.org.br/arquivos/p_suscetibilidade_petropolis-rj_1285218608.pdf)

Padrões de distribuição da vegetação e uso do solo no relevo da APA Petrópolis -RJ. Autoria de Coutinho, B. H.; Freitas, M. M.; Freitas, L. E.; Moraes, L. F.; Silva, A. T.; Couto, D. L. N.; Cruz, E. S.; Pagani, Y. V.; Maçaira, L. P.; Bosio, V.; Reimer, E (http://www.seb-ecologia.org.br/viiceb/resumos/221a.pdf)

Dinâmica da cobertura vegetal na bacio hidrográfica do Rio Paquequer, Teresópolis -RJ. Autoria de Viviane Vidal da Silva, Leonard Shumm, Antonia Maria Martins Ferreira.

(http://www.eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/riopaquequer.pdf)