Seminário online com inscrições gratuitas aborda as geotecnologias e o papel do Estado

Desde a década de 1930, quando o governo Vargas criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Sistema Cartográfico Nacional (SCN), é possível identificar um regime jurídico para as geotecnologias no Brasil. Com a publicação da Constituição de 1988, o país iniciou um árduo processo de construção de um sistema cartográfico em regime democrático.

Em paralelo, há grandes discussões interdisciplinares de Law & Geography no exterior, bem como a construção de poderosas ferramentas cartográficas, como o Google Earth nos EUA e o Tianditu na China. O Brasil, por sua vez, criou a Comissão Nacional de Cartografia (Concar) e a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), de forma a suprir as necessidades cartográficas nacionais para o planejamento de políticas públicas em suas diversas escalas e competências.

Webinar MundoGEO e IGDPara debater este tema, o Portal MundoGEO e o Instituto Geodireito convidam o público em geral para o seminário online Geodireito e Políticas Públicas: as Geotecnologias e o Estado, que será realizado na próxima quinta-feira (24/02) das 17h às 18h (horário de Brasília).

Com acesso gratuito, este seminário é indicado para engenheiros, advogados, geocientistas, administradores, técnicos reguladores e profissionais envolvidos com atividades que visem o aperfeiçoamento na legislação voltada às geotecnologias.

Este seminário online e interativo é uma realização do Portal MundoGEO, em parceria com o Instituto Geodireito (IGD). O apresentador será Luiz Antonio Ugeda Sanches, diretor do IGD, e o mediador da seção de perguntas&respostas será Eduardo Freitas, editor do Portal MundoGEO.

Serviço

Webinar: Geodireito e Políticas Públicas: As Geotecnologias e o Estado
Data: Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Hora: 17 às 18h (horário de Brasília)
Inscrição: Gratuitas aqui

Siga o Portal MundoGEO no Twitter, Facebook e LinkedIn.