A Contribuição da Engenharia de Agrimensura na Mineração Com Vistas ao Desenvolvimento Sustentável, por  Daniel Elias Campos Silva, Everton Pedro Miranda, Marcus Vinícius Bezerra do Nascimento e Thiago Gonçalves Rocha, alunos do curso de Engenharia de Agrimensura da Faculdade de Engenharia de Minas Gerais – FEAMIG, sob orientação da professora Cláudia C. S. Saraiva.

Introdução

A sustentabilidade conforme Caporali (2000) é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.

Percebe-se que nunca se falou tanto em sustentabilidade e em meio ambiente como nos últimos tempos.  A busca contínua do desenvolvimento econômico do planeta traz a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, onde percebe-se que é realmente muito importante que as pessoas compreendam a importância da conservação dos recursos naturais e se sintonizem com  a capacidade de produção e com a  renovação dos recursos ambientais.

Desta forma, a sociedade deve-se preocupar cada vez mais com a sustentabilidade, pois é necessário preservar os recursos ambientais existentes em cada região além de conscientizar as pessoas que nela vivem que o façam de forma ampla e satisfatória, visto a importância da preservação ambiental para as futuras gerações.

De acordo com Caporali (2000), a mineração é um dos setores da economia do país, que vem contribuindo de forma grandiosa para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida da população. Entretanto, é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, que ela seja operacionalizada com responsabilidade ambiental, e nos preceitos do equilíbrio ecológico.

A operacionalização com responsabilidade ambiental em um projeto de mineração significa controle das etapas por agrimensura. Portanto, em uma 1ª etapa de um empreendimento minerário, define-se o relevo através de levantamento planialtimetricos que servirão de parâmetros para o projeto de exploração da mina.

Uma mina planejada pode ter seu impacto ambiental controlado por procedimentos e interverções intermediários de levantamentos topográficos. Assim, propõe-se como objetivo principal desse trabalho apresentar a contribuição da engenharia de agrimensura na mineração com vistas ao desenvolvimento sustentável.

A metodologia aqui utilizada baseia-se em uma revisão de literatura, pois busca – se através de livros e artigos responder ao objetivo principal, porque é fundamental que as organizações tenham preocupações quanto à gestão sustentável e busquem implementar ações relacionadas à implantação de modelos dessa gestão que lhes permitam interagir de forma ecologicamente responsável.

O maior problema identificado em diversas empresas hoje é o descaso com o meio ambiente, pois as mesmas visam cada vez mais os lucros e esquecem que os bens naturais são finitos e que se não forem cuidados e preservados poderão acabar, causando sérios prejuízos à população e até mesmo para as empresas que se utilizam deles. Portanto, o presente trabalho procura responder à seguinte questão: Como a engenharia de agrimensura pode ser utilizada na mineração de forma a trabalhar de mãos dadas com o desenvolvimento sustentável?

Referencial Teórico

De acordo com Kraemer (2009), o desenvolvimento sustentável pode ser definido como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Ainda conforme Kraemer (2009), o desenvolvimento sustentável consiste na implementação de um novo modelo capaz de promover a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social, gerando riquezas através de medidas econômicas eficientes.

Para Souza (1993), partindo de um pressuposto que é importante que exista a sustentabilidade nos dias atuais, também é necessário que exista como premissa uma compatibilização entre a lucratividade e sua atuação em prol da comunidade e do meio ambiental a qual se encontra inserida uma empresa de mineração, de forma a reduzir ou minimizar os danos por ela causados ao meio ambiente durante seu processo produtivo ou de prestação de serviços. Assim, uma empresa sustentável é aquela que realiza a exploração mineral com vistas ao desenvolvimento sustentável e para isso, implementa políticas de desenvolvimento sustentável de forma a assegurar o fortalecimento das atividades tradicionais e a garantia de sustentabilidade.

A engenharia de agrimensura e a sustentabilidade

Pode-se dizer que uma política de desenvolvimento sustentável em um empreendimento de exploração mineral é a utilização de profissionais de agrimensura, pois durante todo o projeto de mina, a agrimensura tem sua aplicação, nas marcações de plano de lavra para a definição de frente de lavra, na locação de furos de sondagem, no monitoramento de taludes já formados, na cubagem de volume de minério e estéril da mina, nas marcações de corte e aterro das bancadas para execução de drenagem, no controle de pilhas de estéril. Assim, desde o inicio até o final desse empreendimento a agrimensura tem sua contribuição. É importante frisar que, com o profissional de agrimensura a mina se torna uma lavra controlada com taludes bem formados, com drenagem funcionando, evitando, desta forma erosões e um passivo ambiental, prolongando a vida útil da mina e tornando-a ativa por mais tempo.

A engenharia de agrimensura tem por fim o planejamento e realização de trabalhos topográficos, como a execução de levantamentos planimétricos e nivelamentos topográficos, a execução de implantação de obras, o cálculo de volumes de aterro e escavação de obras de engenharia, a realização de trabalhos de Fotogrametria e a implantação e manutenção de Sistemas de Informação Geográfica.

Assim, uma das atividades da engenharia de agrimensura é o controle de projetos de preservação do solo, dos recursos hídricos e da vegetação por meio de levantamentos topográficos, geodésicos ou fotogramétricos.  O controle de um projeto de exploração por meio dos diferentes tipos de levantamento são ações de sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas considerando que visem suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles não comprometam as gerações futuras.

De acordo com Capotai (2000), a adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. É também papel da engenharia de agrimensura avaliar os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Para Nascimento (2008), o mundo está chegando a um ponto cada vez mais crítico, com o aumento do consumo e a exploração incontrolável de produtos e recursos naturais e minerais do planeta só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro. Para reverter essas situações, é necessário pensar na sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômico, político, educacional, saúde, etc.

Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Conforme Caporali (2000) e se a sustentabilidade ambiental for exercida ela proporcionará qualidade de vida, atendendo às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras. Entretanto, para resolver esse problema, toda sociedade precisa educar suas ações, estabelecer limites de consumo, e isso envolve não só os consumidores, mas também as empresas no desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos e com materiais que não agridem o meio ambiente.

A mineração e a sustentabilidade no Estado de Minas Gerais

Para Nascimento (2008), em cada produto ou material comercializado no Brasil, há uma porcentagem dos produtos provenientes da extração de minerais no país. Desde o material que faz parte das paredes das casas, até as tintas que colorem roupas, os papéis e móveis, passando pelas embalagens e até alimentos. Todos esses produtos contêm minerais em sua composição ou são gerados a partir de minérios, evidenciando a importância da mineração na vida do planeta. Cerca de 80% do que se utiliza nos dias de hoje tem a presença de minerais e isso faz com que o setor seja responsável por uma grande movimentação econômica. Só no Brasil, um terço do PIB vem da mineração, incluindo a questão de comercialização e empregos relacionados à área.

Segundo Layrargues (2000), o Brasil, por sua grande extensão territorial, tem um grande potencial na área de mineração. No Brasil, o minério disponível para extração faz do país um pólo na produção e grande fornecedor de minerais para a indústria mundial. Os estados como Minas Gerais, Pará e Bahia são depósitos desses materiais e sustentam as necessidades do Brasil e do exterior na questão de extração de minerais. Minas Gerais é, portanto, um estado muito importante dentro do setor de mineração, pois além da produção com grande potencial de crescimento diante do cenário brasileiro, a indústria mineradora de Minas Gerais está caminhando dentro das questões ambientais na produção.

De acordo com Nascimento (2008), fica uma preocupação para as empresas mineradoras que é a correção do solo após a esterilização da mina. Este é um ônus que elas têm que pagar para garantir a sustentabilidade e buscar cada dia mais uma menor degradação ambiental possível, visando o cumprimento da legislação brasileira vigente.

O futuro da mineração em harmonia com o meio ambiente vem do alinhamento de projetos na área com planejamentos estratégicos, contemplando a inovação, a sustentabilidade e a agregação de valor nas suas plantas de industrialização. Estas são as formas de encontrar o equilíbrio no crescimento no setor com responsabilidade ambiental. No entanto, para o futuro, será preciso controlar o aumento racional das lavras, através da melhoria da qualificação de sua mão-de-obra e do uso de técnicas que permitam um melhor aproveitamento das jazidas a um menor custo.

Desta forma, para que as ações sejam mais efetiva, a sustentabilidade é dividida  em seis dimensões e as empresas, principalmente as mineradoras, devem diferenciá-las conforme sustentabilidade social, econômica, ecológica, espacial, cultural e ambiental.

Seis dimensões da sustentabilidade

Segundo Claro et al. (2008), as pessoas nas organizações não conhecem o conceito de sustentabilidade por completo e o termo possui diferentes significados, o que impede a ocorrência de transformações práticas e efetivas.

Gonçalves-Dias e Moura (2007) acreditam que se o ciclo de crescimento econômico se mantiver, o planeta talvez não suporte o aumento do consumo. A solução está na idéia do consumo sustentável, que busca o alcance de resultados em longo prazo, mas tais resultados dependem, em grande parte, das formas atuais de produção principalmente no consumo de bens.

Kraemer (2009) apresenta seis dimensões do que se pode chamar desenvolvimento sustentável:

A sustentabilidade social – se entende como a criação de um processo de desenvolvimento sustentado por uma civilização com maior equidade na distribuição de renda e de bens, de modo a reduzir o abismo entre os padrões de vida dos ricos e dos pobres;

A sustentabilidade econômica  –  deve ser alcançada por meio do gerenciamento e alocação mais eficiente dos recursos e de um fluxo constante de investimentos públicos e privados;

A sustentabilidade ecológica – pode ser alcançada através do aumento da capacidade de utilização dos recursos, limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos que são facilmente esgotáveis, redução da geração de resíduos e de poluição, através da conservação de energia, de recursos e da reciclagem;

A sustentabilidade espacial – que deve ser dirigida para a obtenção de uma configuração rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e das atividades econômicas;

A sustentabilidade cultural – incluindo a procura por raízes endógenas de processos de modernização e de sistemas agrícolas integrados, que facilitem a geração de soluções específicas para o local, o ecossistema, a cultura e a área.

A sustentabilidade ambiental – A sustentabilidade do planeta é uma responsabilidade coletiva e ações para melhorar o ambiente global são necessárias, isto inclui a adoção de práticas de produção e consumo sustentáveis. A preocupação com a preservação do equilíbrio ambiental tem sido motivo para vários encontros, debates e acordos há décadas; porém decisões efetivas precisam ser providenciadas para garantir o desenvolvimento deste século.

A contribuição da engenharia de agrimensura na mineração

A engenharia de agrimensura está diretamente ligada á sustentabilidade no setor de mineração, pois busca soluções às necessidades existentes de preservação ambiental em uma mina,  onde proporciona o desenvolvimento de atividades pautadas na sustentabilidade ambiental.

Sabe-se que, no setor de mineração, a engenharia de agrimensura se faz útil no preparo do terreno para o início da obra, colhendo e analisando dados sobre superfícies, relevo e contornos físicos, entre outros.

De acordo com McCormac (2007), utilizando ferramentas matemáticas e estatísticas, aliadas a modernas tecnologias como posicionamento por satélites, sensoriamento remoto, geoprocessamento e sistemas de informações geográficas, a agrimensura coordena e executa levantamentos topográficos, geodésicos, entre outros. Partindo desse pressuposto, verifica-se a importância da contribuição no planejamento de uma lavra, tanto no início dos trabalhos de mineração quanto no final dos mesmos, fazendo com que, as obras no terreno sejam muito bem planejadas, visando sempre a sustentabilidade ambiental da população existente próximo a mina. No setor de mineração, área particularmente aquecida no mercado mundial, a agrimensura faz medições e estudos de impactos ambientais, para a partir daí minimizá-los.

Segundo Vollweiler (1993), faz parte das especificações da engenharia de agrimensura administrar, prever, distinguir e mapear possíveis problemas com o decorrer de uma obra de mineração, utilizando dados observados na área a ser construída, juntamente com geologia e topografia, possibilitando assim, um maior grau de controle no que tange a sustentabilidade ambiental.

Conclusão

A cada dia cresce mais a necessidade de haver um engenheiro agrimensor dentro de uma área de mineração. Com isso, é fundamental que o profissional tenha conhecimentos de toda a legislação que trata das questões fundiárias e do meio ambiente, como os códigos florestais e das águas, visto que tais requisitos são importantes para a implantação e desenvolvimento de projetos na área de mineração.

Com isso, por meio do presente estudo, percebeu-se que a engenharia de agrimensura contribui com a necessidade evidente de buscar o desenvolvimento sustentável, pois antes do início dos trabalhos na mina a mesma realiza levantamentos ambientais para fazer com que a mina possua um maior tempo de vida útil e minimizar os impactos ambientais gerados do processo de mineração.

A engenharia de agrimensura auxilia através de seus levantamentos e trabalhos voltados a preservação ambiental com que a mineração se torne sustentável, pois minimiza os seus impactos ambientais, buscando manter níveis de proteção ecológica e de padrões de qualidade ambientais, onde através disso busca garantir o bem-estar das gerações futuras.

Referências

CAPORALI, R.. Do Desenvolvimento Econômico ao Desenvolvimento Sustentável. In: 4º Seminário Internacional Ecocity. Curitiba, 2000;

CLARO, Priscila Borin de Oliveira; CLARO, Danny Pimentel; AMÂNCIO, Robson. Entendendo o conceito de Sustentabilidade nas Organizações. RAUSP, São Paulo, v. 43, p. 289 – 300, out./nov./dez. 2008;

GONÇALVES, José Ernesto Lima. Processo, que processo? RAE, São Paulo, v. 40, n. 4. out./dez. 2000;

GONÇALVES-DIAS, Sylmara Lopes Francelino; MOURA, Carla. Consumo sustentável: muito além do consumo “verde”. In: Encontro cientifico de Administração – XXXI ENANPAD, Rio de Janeiro, 2007;

HART, Stuart L.; MILSTEIN, Mark B. Criando valor sustentável. GV EXECUTIVO, São Paulo, v.17, n. 2, maio. 2003;

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Gestão Ambiental: Um enfoque no desenvolvimento sustentável. Itajaí, SC, Set. 2009;

LAYRARGUES, Pomier. Sistemas de Gerenciamento Ambiental, Tecnologia limpa e Consumidor Verde: a delicada relação empresa-meio ambiente no eco capitalismo. RAE, São Paulo, v. 40 n. 2 p. 80-88, Abril/Junho 2000;

MCCORMAC, JACK C. Topografia. Tradução Daniel Carneiro da Silva. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2007;

NASCIMENTO, Luis Felipe. O Insustentável Sustentável. Rio de Janeiro, XXXII Encontro da Anpad, anuais, set. 2008;

PEDROSO, Marcelo Caldeira; ZWICKER, Ronaldo. Sustentabilidade na cadeia reversa de suprimentos: um estudo de caso do Projeto Plasma. RAUSP, São Paulo, v.42, n.4, p.414-430, out./nov./dez. 2007;

SOUZA, Maria Tereza Saraiva. Rumo à Prática Empresarial Sustentável. RAE Ambiental, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 40-52, jul./ago. 1993;

VOLLWEILER, B. Problemas na execução de projetos de cadastro técnico, enfatizando a sustentabilidade dos resultados. Seminário Nacional de Cadastro Técnico Rural. Curitiba: Anais, 1993.