Como mapear uma cidade

Esta iniciativa constitui uma contribuição voluntária ao processo de mapeamento colaborativo e cooperativo, sendo baseada no conhecimento que o mapeador tem de sua cidade e/ou do lugar pelo qual tem a sensação de pertencimento.

O primeiro passo é entrar no Google Map Maker (www.google.com/mapmaker) e fazer login na sua conta do Google. Clicar na opção Satélite e exibir a área de interesse para a qual deseja adicionar, modificar ou moderar mapas no Google Map Maker.

Para definir uma vizinhança, clicar em Edições da Comunidade e depois em Gerenciar Inscrições. Clicar em Adicionar uma vizinhança e digitar um nome para a vizinhança (por exemplo: Presidente Prudente). Escolher como deseja se inscrever (adotar a visualização atualmente mostrada na tela ou escolher um item a partir da lista suspensa). Digitar palavras-chave. Definir uma categoria a partir de uma extensa lista (por exemplo: Cidade/Aldeia). Clicar em Next (Próximo). Escolher na lista suspensa o motivo de escolher essa área. Descrever o que essa vizinhança significa para você. Clicar em Próximo. Definir alertas para itens que foram adicionados/modificados e os que requerem aprovação. Clicar em Salvar. A área escolhida como vizinhança agora pode ser acessada mais facilmente e todas as alterações efetuadas pelos usuários serão comunicadas por email (Figura 1).

Clicar na opção Mapa. Notar se já existem feições mapeadas anteriormente no Google Map Maker (por exemplo: sistema viário, edificações de interesse público, parques). Caso existam, no rodapé podem ser vistos os nomes dos três mapeadores com mais contribuições. Antes de mapear qualquer feição é importante constatar se já existe uma representação para a cidade, caso contrário é preciso vetorizar a área urbana e associar atributos descritivos.

Observar que, para Presidente Prudente, já existe uma representação da área urbana, a qual não corresponde nem aos setores censitários nem ao polígono do município. Isso pode ser demonstrado por meio da sobreposição de arquivos vetoriais no formato KML. Para tanto, clicar no ícone (Laboratórios), ativar o recurso Superposições e depois clicar em Salvar (Figura 2).

A opção Sobreposições ficará disponível, possibilitando gerenciar as sobreposições tanto de arquivos KML quanto de imagens (aéreas ou orbitais). Uma URL válida deverá ser fornecida para indicar o site onde o arquivo KML está disponível (neste exemplo foi fornecida a URL https://sites.google.com/site/arletemeneguette/kml/PP.kml?attredirects=0&d=1). Clicar em adicionar e observar que o arquivo KML mostrando o polígono do município de Presidente Prudente é exibido na tela. É possível sobrepor outro arquivo KML contendo os setores censitários de Presidente Prudente, por exemplo.

Os dados vetoriais foram originalmente capturados no site do IBGE, no formato shp, importados em um banco de dados georreferenciado e exportados como KML em Lat/Long e Sirgas2000, portanto há compatibilidade com os dados do Google, que estão em WGS84. Comparando os dados KML com a representação existente no Google Map Maker, é possível constatar que não há uma boa correspondência. Isso sugere que a equipe de Googlers deveria rever os polígonos já disponibilizados para representar as cidades. O ideal seria uma padronização, adotando os dados oficiais do IBGE para a representação do município, da cidade e dos distritos, além da População (seja ela de todo o município, das áreas urbanas e rurais) (Figura 3).

O arquivo KML pode ser excluído pelo próprio mapeador durante a sessão ou será automaticamente eliminado ao usuário fazer logoff. Para excluir a URL do arquivo KML que contém o polígono do município, clicar no ícone  na frente do nome do arquivo. A URL da representação dos setores censitários de Presidente Prudente deve ser mantida, pois será utilizada para ilustrar um procedimento de edição. Não se recomenda copiar mapas de outros autores, mas um arquivo KML pode ser utilizado apenas como referência visual no processo de vetorização de feições presentes na imagem de satélite. Nem sempre há um perfeito registro entre os dados vetoriais sobrepostos e a imagem de satélite no background, pois a mesma não está ortorretificada.

Na caixa de busca textual do Google Map Maker, digitar Presidente Prudente e pressionar Enter. Na tela será mostrado o polígono padrão do Google Map Maker que representa o que está sendo considerado como a área urbana. Clicar em Sobreposições e no link Gerenciar Sobreposições para exibir o arquivo KML dos setores censitários. No menu à esquerda, clicar em Editar e escolher a opção Editar este lugar.

O polígono que representa a cidade de Presidente Prudente poderá agora ser editado com base no arquivo KML dos setores censitários. Para tanto, dar zoom ao máximo, clicar sobre cada ponto do polígono com o botão esquerdo do mouse e deslocar a posição cuidadosamente. Eliminar pontos excedentes, clicando sobre eles com o botão direito do mouse e escolhendo a opção Excluir este Ponto.

É possível editar os dados descritivos e os atributos alfanuméricos, tais como a População Urbana, de acordo os Dados do Censo 2010 do IBGE. Entretanto, ao fazer essa alteração, o Google Map Maker solicita que a população seja corrigida, exigindo a digitação do valor da população que constava previamente. Isso representa mais um desafio para os Googlers resolverem. Ao finalizar o trabalho é importante justificar o motivo da edição. Por exemplo, escolher na lista suspensa a opção Corrigindo dados de baixa qualidade. Salvar o resultado.

A edição agora precisará ser revisada por outros usuários, mapeadores e revisores do Google Map Maker, para somente depois de aprovada ser publicada. Para constatar que a alteração na geometria foi realmente feita, clicar em Detalhes no menu à esquerda da tela. Descer com a barra de rolagem e clicar em Geometria, após a alteração, o que fará com que seja mostrado o novo polígono representando a área dos setores censitários do IBGE.

Clicar na opção Satélite e comparar novamente os dois polígonos que representam a área urbana de Presidente Prudente. Outra alternativa seria obter os dados vetoriais do Perímetro Urbano junto à Prefeitura Municipal, para então fazer a edição do polígono da cidade (Figura 4).

Até que seja aprovado pelos moderadores e revisores do Google, o status ficará pendente. Para avaliar o elemento, um usuário do Google Map Maker poderá acessar http://bit.ly/eIizTo. É importante ressaltar que é necessário fazer login para editar e para fazer a avaliação por pares.

Nos próximos tutoriais será demonstrado como mapear um bairro na área urbana, como mapear o sistema viário, os parques, as edificações de interesse público, dentre outras feições.

Você sabia?
O Google Map Maker foi usado para mapear a região serrana do Rio de Janeiro, em janeiro deste ano, após os deslizamentos de terra.

Arlete Aparecida Correia Meneguette
Engenheira cartógrafa (Unesp), PhD em fotogrametria (University College London). Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente
arletemeneguette@gmail.com