Uma parceria entre o Instituto Inova e a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo irá otimizar as ações de monitoramento em áreas rurais e agrícolas. O projeto permitirá que parte da detecção de infrações ao meio ambiente seja feita por meio da utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), cedidos à polícia pela AGX Tecnologia, empresa parceira do Instituto Inova.

Operado por um sistema autônomo de navegação, o VANT possui alta capacidade de processamento de imagens georreferenciadas. Isso significa que o equipamento poderá identificar, com precisão e eficiência, áreas desmatadas, diminuição de Áreas de Preservação Permanente (APP), atividades de mineração em leito de rios, além de detectar crimes como queimadas, pesca ilegal e corte de vegetação nativa.

Com o emprego dos VANTs, as patrulhas terrestres poderão ser direcionadas às ocorrências de forma precisa, gerando otimização das intervenções e diminuindo a sensação de impunidade, uma vez que o equipamento irá produzir provas concretas contra os agressores do meio ambiente.