Será realizado de 25 a 29 de abril, o curso prático de Calibração de Sensores Meteorológicos, no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP).

Segundo Márcio Santana e Patrícia Guimarães, metrologistas do Laboratório de Instrumentação Meteorológica (LIM) do Cptec/Inpe, o objetivo do curso é introduzir os conceitos da Metrologia Ambiental, de acordo com as recomendações e requisitos técnico-científicos das áreas de Meteorologia (WMO – World Meteorological Organization) e Metrologia (ISSO – International Organization for Standardization), de forma a capacitar os profissionais dessas áreas a avaliar o grau de confiabilidade das medições obtidas através da instrumentação meteorológica.

Conceitos como rastreabilidade, calibração, verificação e estimativa da incerteza de medição são indispensáveis para evidenciar a qualidade dos dados da pesquisa ambiental, destacam os metrologistas.

A calibração da instrumentação é a ferramenta fundamental que assegura a confiabilidade das medidas obtidas por sistemas de coleta de dados ambientais, em conformidade com as normas técnicas estabelecidas pelos diversos órgãos mundiais de padronização e regulamentação.

A exatidão das medições realizadas depende, diretamente, da calibração periódica dos instrumentos de medição. Já a rastreabilidade dos padrões utilizados na calibração é controlada em nível internacional, permitindo a comparabilidade das medições realizadas em qualquer parte do mundo.

Todos os participantes receberão certificado. A carga horária total é de 35 horas.

A programação completa do curso e os procedimentos de inscrição e pagamento estão disponíveis através deste link.

+Info
difusao.conhecimento@cptec.inpe.br