O sistema de navegação por satélites Europeu está perto de entrar em operação. Os primeiros satélites do Galileo devem estar em posição e prontos para funcionar em 2012. Os laboratórios Fraunhofer do sistema, localizados em Berlim, estão apresentando as primeiras aplicações que utilizam novas e melhores funcionalidades, fornecidas pela navegação por satélite.

Até hoje, os principais meios de utilização têm sido utilizados principalmente com base nos sinais de direção dos militares, à disposição do  Global Positioning Systems (GPS). Quando os quatro primeiros de um total de 30 satélites do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) Europeu estiverem funcionando em 2012, os usuários civis serão os principais beneficiados.

Desenvolvedores do sistema afirmam que o posicionamento via satélite irá se tornar mais confiável, preciso e seguro, pelo fato de que o usuário será capaz de acessar mais satélites de cada vez.

O Galileo também vai oferecer uma nova função, tornando possível verificar a exatidão dos dados referentes à posição transmitida. Esta função irá viabilizar, por exemplo, a realização de medições de impacto ambiental no fluxo de tráfego.

Novas possibilidades do GNSS estão sendo apresentadas. Um sistema móvel de monitoramento ambiental para medir gases poluentes e poeira fina está sendo desenvolvido no laboratório de Berlim, o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Produção e Tecnologia de Design IPK, em cooperação com o Instituto Fraunhofer para Técnicas de Medição Física IPM em Freiburg. Destina-se a complementar os conhecimentos adquiridos a partir das medições fixas ambientais, com dados de tráfego em tempo real.

Cientistas também estão trabalhando em uma combinação de posicionamento do Galileo com sinais sem fio (WLAN) dentro de um edifício, por exemplo, para tornar mais fácil para os bombeiros para se orientarem em prédios em chamas.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.