A oitava edição da Competição Europeia de Navegação por Satélite (ESNC, na sigla em inglês) começou no dia 1º de abril. Inventores e empreendedores já pode enviar  suas propostas sobre como usar a tecnologia de navegação por satélite em novas aplicações para a vida cotidiana.

Os trabalhos vencedores dos anos anteriores já são uma realidade, orientando os visitantes de centros de exposições, localizando navios no mar com alta precisão e controlando a poluição de canais de irrigação.

Os vencedores terão a oportunidade de transformar sua ideia em uma empresa viável, com o apoio de um dos centros de negócios espalhados pela Europa.

Iniciado na Bavária em 2004 como “Galileo Masters”, a competição envolveu apenas três regiões. Hoje tornou-se internacional, contando com a participação de mais de 20 regiões em toda a Europa.

Cada região oferece um prêmio para os vencedores. Além disso, vários centros de pesquisa e parceiros do setor oferecem seus próprios prêmios em diversas categorias, num total de € 1.000.000 em prêmios.

A melhor ideia vai receber o Grande Prémio Galileo Masters, que consiste em 20 000 euros em dinheiro e na oportunidade de implementar o projeto através de um programa de seis meses em um centro empresarial.

Os vencedores do Prêmio Especial da ESA em 2008 foram os desenvolvedores de uma rede de pseudo-satélites para a navegação em locais cobertos, onde não há nenhum sinal de satélites de navegação. Hoje, este sistema ajuda seis milhões de visitantes a se orientarem dentro dos salões da “Expo Porte de Versailles, o maior centro de exposições de Paris.

Brasileiros podem participar do prêmio regional, e o ganhador poderá concorrer ao prêmio principal. A competição conta com o apoio da MundoGEO.

+Info
www.esa.int/SPECIALS/TTP2/SEMPM57UPLG_0.html#GalMaster2011gohere

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.