O Labgis Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está com inscrições abertas para cursos com início nos meses de abril, maio e junho.

No dia 15 de abril começa o curso intensivo Sistemas de Posicionamento Global – Teoria e Prática. Os temas incluem introdução à cartografia, sistemas de posicionamento global por satélite, prática com aparelho GPS de navegação e softwares de acesso ao aparelho GPS. As aulas serão nos dias 15 e 16 de abril.

No período de 7 de maio à 4 de junho, vai acontecer o curso Sistemas de Informações Geográficas com ArcGIS Desktop 10. Neste curso o aluno vai aprender sobre ferramentas básicas do SIG, dados alfanuméricos e dados geográficos, a trabalhar com legendas e rótulos (labels), operações de seleção em dados vetoriais, projeção cartográfica e referencial geodésico, geodatabases, edição de dados alfanuméricos, edição de dados vetoriais, ferramentas de geoprocessamento, layout de mapa, além da apresentação de projetos sobre Análise das áreas de favelas no município do Rio de Janeiro e um Estudo preliminar para localização de um novo parque industrial automobilístico.

O curso Modelagem Conceitual de Banco de Dados Geográficos acontece de 9 de maio a 8 de junho, e irá trabalhar temas como representação computacional de dados geográficos, modelo OMT-G, modelo UML-Geoframe, além da apresentação de atividades práticas de modelagem com uso de Case Tools e de um projeto final supervisionado.

Geomarketing também é um curso do Labgis, e tem início em 10 de maio e término em 2 de junho. Os temas são: introdução ao geomarketing, geomarketing e perfil do consumidor, geomarketing e pontos de venda e geomarketing e planejamento.

O último curso divulgado é o intensivo de Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens. Os conteúdos trabalhados incluem composição e histograma, georreferenciamento, filtragem de imagens, transformação IHS e fusão de bandas, classificação de imagens por pixel e classificação de imagens por regiões. Este irá acontecer de 20 a 22 de junho.

Todos os cursos são certificados pela Sub-Reitoria de Extensão da UERJ e pelo Centro de Produção da UERJ. O local é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Maracanã. Para mais informações e inscrições sobre os cursos do Labgis clique aqui.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.