O Labgis Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abriu inscrições para o curso: “Modelagem Conceitual deBanco de Dados Geográficos”, com carga horária de 30 horas e início em 9 de maio.

O modelo de dados expressa um conjunto de conceitos sobre fenômenos ou objetos de estudo. O objetivo da modelagem conceitual de banco de dados geográficos é apresentar de forma sintética e estruturada o conhecimento sobre um conjunto de geoinformações com suas relações, restrições, atributos e outras características.

Com o crescimento e as diferentes aplicações da informação geográfica, a modelagem fica cada vez mais importante para o bom desenvolvimento do projeto. Como exemplo, seguem dois documentos que utilizam modelagem de dados geográficos: Especificação Técnica para a Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais – CONCAR e Topologia Hídrica – ANA.

A modelagem conceitual de banco de dados geográficos pode ser aplicada para: controle de qualidade; administração de dados; documentação sobre o banco de dados; registro de análises geográficas complexas; procedimentos sobre a base como ETL Spatial.

Esse curso é voltado para profissionais e estudantes da área de TI, engenharia ou geociências que desejam se especializar em sistemas e bancos geográficos, e conta com o apoio da MundoGEO.

As inscrições estão disponíveis online.

+Info
www.labgis.uerj.br/extensao
www.twitter.com/labgis_extensao

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.