Profissões com habilitações distintas no Brasil, as Engenharias de Agrimensura e Cartográfica foram unidas a fim de reduzir os títulos de Engenharia no Brasil. Algumas universidades brasileiras já adotaram a nova medida e unificaram as duas graduações. Único na região sul, o Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Unisinos conta com uma infraestrutura moderna, que proporciona aos alunos a interação com equipamentos de última geração.

Na graduação, o estudante passa por atividades acadêmicas comuns aos cursos de Engenharia, como matemática, física e desenho. Porém, é remetido a conteúdos mais específicos, como coleta, processamento e análise de dados especiais. “Nosso corpo docente é formado por doutores e mestres e a grade curricular foi elaborada tendo em vista as necessidades do mercado. Aqui na Unisinos focamos em cinco eixos formativos: Georreferenciamento de imóveis, Geoprocessamento aplicado ao planejamento urbano e ambiental, Computação Aplicada, Sensoriamento Remoto e Empreendedorismo”, explica o coordenador do Curso, Maurício Veronez.

Quem pretende entrar para o ramo deve ter interesse em realizar levantamentos e mapeamentos em campo, gostar de cálculos, computação e estar em sintonia com novas tecnologias. Para Cláudio Marcelo Germiniani, aluno de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Unisinos, as grandes possibilidades de trabalho foram decisivas na hora da matrícula. “Resolvi fazer o curso porque trabalho com topografia há 25 anos e queria ter um conhecimento técnico mais detalhado sobre essa área. Escolhi a Unisinos pela qualidade do corpo docente e do ensino, além da quantidade de equipamentos modernos e de ponta ao nosso dispor”, afirma.

Os futuros engenheiros da universidade já contam com um forte relacionamento junto às empresas da área. “Contamos com várias ofertas de emprego e estágio, e nossos alunos estão, apenas, no primeiro semestre”, destaca Maurício. Pioneira na área de Georreferenciamento de imóveis rurais e alinhada às novas diretrizes do MEC, a graduação se destaca no mercado nacional. De 4 a 6/5, o Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Unisinos estará presente no IX Encontro Nacional de Engenheiros Cartógrafos, sediado pela Universidade Federal do Paraná.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.