A Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por intermédio da Coordenação Geral de Cartografia, acaba de disponibilizar um instrumento que permite conhecer, em detalhes, o acervo fundiário nacional, gerenciado pela autarquia.

Em um único ambiente foram reunidas a base cartográfica e informações sobre propriedades rurais de todo o País, que podem ser acessadas de maneira rápida e descomplicada, em um ambiente baseado no software livre i3Geo.

O Acervo Fundiário Digital do Incra contém dados produzidos pelo Instituto sobre projetos de reforma agrária, imóveis rurais, glebas, territórios quilombolas e faixas de fronteira. Parcerias com outras instituições também permitiram a visualização de áreas de proteção ambiental, sistema viário, hidrografia, limites políticos (estadual e municipal), terras indígenas, títulos minerários, mapeamento sistemático e imagens de satélite.

i3Geo

O sistema foi desenvolvido pela Divisão de Geoprocessamento da autarquia, em conjunto com técnico do serviço de Cartografia da Superintendência Regional do Incra no Maranhão. Para isso, a equipe utilizou o i3Geo, software livre voltado à criação de mapas interativos, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.