A Agência Espacial Europeia (ESA , na sigla em inglês) é uma das instituições que estará premiando as melhores soluções no setor de navegação por satélite, no European Satellite Navigation Competition 2011 (ESNC 2011), concurso internacional que está contando com o apoio dos Portais MundoGEO e InfoGPS.

O órgão está oferecendo um prêmio no valor de 10 mil euros (aproximadamente 22 mil reais) e a oportunidade de incubação, do projeto vencedor, no ESA Business Incubation Centre (ESA BIC).

ESA Technology Transfer Programme Office (TTPO)

O ESA Technology Transfer Programme Office (TTPO) é um programa da Agência Espacial Europeia que tem o objetivo de facilitar o uso de tecnologias e infraestruturas espaciais, como os sistemas globais de navegação por satélite (GNSS), para aplicações não espaciais.  O sistemas GNSS contam com muito mais utilidades do que apenas indicar as direções aos usuários. Segundo informações da Agência, por esse motivo é que o órgão decidiu premiar as melhores ideias na área de navegação por satélite.

Ganhadores do ESNC 2010 (Imagem: divulgação)

Nessa categoria, os critérios de avaliação do ESNC 2011 estão baseados no tempo requirido para implementar a ideia e o potencial de mercado. Quanto mais rápida e lucrativa for a solução, maiores são as chances de ganhar.

No ano passado, uma ideia simples conquistou os jurados. O projeto “NEPA”, dos espanhóis Rafael Olmedo e Luis Burillo, monitora canais para identificar se há poluição na água. Foram usados sensores para analisar a qualidade da água e  o sistema Egnos (European Geostationary Navigation Overlay Service, em inglês), que aumenta a acuracidade do GPS.

O mesmo aconteceu em 2009, com o programa “Positim”, que localiza navios em alto mar.

Quer saber mais sobre o ESNC? Clique aqui e acesse o site do evento.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.