O plenário do Senado aprovou no dia 31 de maio o projeto que prevê a realização de plebiscito sobre a criação do estado de Tapajós, que seria uma divisão do estado do Pará. A matéria já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

E, em 5 de maio, o plenário da Câmara já havia aprovado um decreto legislativo que autoriza realização de plebiscito sobre a criação de Tapajós, que estaria localizado a oeste do Pará, ocupando cerca de 58% da área total do estado. Ao todo, 27 municípios estão previstos para o estado de Tapajós, que teria Santarém como capital.

Após a promulgação da proposta pelo presidente do Congresso, o plebiscito poderá ser realizado em até seis meses, de acordo com a organização da Justiça Eleitoral. Os paraenses deverão opinar, na mesma ocasião, a respeito da criação do estado de Carajás, originário da divisão da região sul e sudeste do território paraense.

A notícia será comemorada em uma carreata no próximo dia 3 de junho, que pretende mobilizar Santarém para manifestar o apoio pelo criação do novo estado. A concentração será às 17h no Parque da cidade.

Carajás

O Congresso já aprovou projeto que prevê um plebiscito sobre a criação do estado de Carajás, que estaria localizado a sul e sudeste do Pará e teria como capital a cidade de Marabá. O novo estado seria formado por 39 municípios, com área equivalente a 25% do atual território do Pará.

Com informações do G1 e do site estadotapajos.com.br

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.