O Relatório Técnico – Científico “Riscos ocupacionais que estão expostos os profissionais de agrimensura na verificação de levantamentos topográficos em sistema de abastecimento de água e interceptor de esgoto” foi apresentado à Faculdade de Engenharia de Minas Gerais  (FEAMIG), como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, sob orientação do Prof(a). Msc Sérgio Luiz Costa Saraiva, e realizado por Charles Evaristo da Silva.

Este trabalho se propõe em apresentar riscos ocupacionais existentes para a saúde dos trabalhadores em verificação de levantamentos topográficos em sistema de abastecimento de água e interceptor de esgoto. Nestes termos, o estudo teve como suporte o segmento de agrimensura, especificamente e levantamentos topográficos.

Sua finalidade foi conhecer e analisar o ambiente de trabalho e a forma pelo qual as atividades são desenvolvidas, para então, conhecer os riscos profissionais existentes. Este estudo foi embasado através de referências bibliográficas e casos vivenciados pelo autor. O caso em estudo são levantamentos topográficos para verificação de implementação de sistema de abastecimento de água e interceptor de esgoto no município de Itamarandiba – MG. Os profissionais de agrimensura têm atividades caracterizadas pela longa jornada de trabalho em ambientes diversos, tanto em perímetros urbanos quanto em áreas rurais.

A partir destas identificações, os riscos profissionais encontrados, foram decorrentes de Atividade Insalubre e riscos ambientais, basicamente como: calor, agentes biológicos, animais peçonhentos, ergonomia, cansaço excessivo, desidratação, conseqüentemente perda de produtividade e riscos antrópicos.

Acesse o relatório na íntegra: https://mundogeo.com/arquivos/infogeo/trabalho-charles-evaristo-silva.pdf