A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), ligada a Presidência da República, publicou os Desafios do Programa Espacial Brasileiro, resultado da reunião técnica sobre esse importante setor estratégico para o País.

O livro aborda questões de especial interesse para a SAE, além dos desafios a serem enfrentados neste campo. É composto por artigos técnicos, palestras e as principais ideias debatidas no evento organizado pela SAE no ano passado, ocasião em que se procurou estabelecer amplo diagnóstico do programa espacial brasileiro.

O evento procurou promover a capacidade instalada; mapear as iniciativas de expansão em curso, incluindo as parcerias internacionais; analisar mecanismos que estimulam a participação da indústria nacional visando à sua maior qualificação e ao consequente aumento da competitividade no cenário internacional; e, ainda, identificar necessidades e obstáculos para alcançar os objetivos pretendidos pelo governo brasileiro no campo espacial, tendo como horizonte o ano de 2022, bicentenário da independência do Brasil.

Saiba mais sobre o Programa Espacial Brasileiro em uma matéria exclusiva do Portal MundoGEO.