O estudante Giovani Amianti conseguiu um feito, que mesmo grandes empresas demorariam algum tempo para realizar o intento. Trata-se do primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) a ser certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O veículo será feito a partir de fibra de carbono e se chamará Apoena 1000.

Ideias que saem das universidades

Amianti é proprietário da XMobots, empresa que está incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), da Universidade de São Paulo (USP), e que, além de ter o primeiro VANT certificado pela Anac, foi o pioneiro em usar esse tipo de veículo na Amazônia. O fato ocorreu no ano passado, quando começou o monitoramento na hidroelétrica de Jirau, para o consórcio que constrói a obra.

Segundo Amianti, em entrevista ao iG São Paulo, o que favoreceu a entrada da empresa no projeto de Jirau foi o preço, que ficou aproximadamente 50% a menos do valor de mercado. E ainda, o fato de que 95% do avião ser de produção brasileira também ajudou nesse processo.

Foto: Poder Aéreo

Fazem parte desse projeto mais duas empresas. A Agrofício, especializada no setor de geoinformação, que atua com o processamento das imagens do Apoena, e a Agência Vale, que faz os relatórios ambientais. O valor do VANT será de 600 mil reais

Fonte: iG

O Portal MundoGEO também está no Twitter. Clique aqui e confira!