A Companhia de Saneamento do Tocantins (SANEATINS) acaba de estabelecer um acordo com a Tecnomapas por meio do qual irá adquirir imagens do satélite SPOT5, da Astrium GEO-Information Services, para um projeto de compensação ambiental. O acordo é resultado de um termo firmado com o Ministério Público do Estado do Tocantins.

Este termo irá também atender ações de vários projetos sócio-ambientais em andamento no município de Palmas e que depende da aquisição de imagens de satélite com 2,5 metros de resolução, cobrindo uma área de aproximadamente 250 mil hectares, incluindo os principais lagos e córregos do Plano Diretor do município. A partir delas será feito um levantamento cadastral das propriedades rurais que se situam às margens dos tributários do Lago da UHL no município de Palmas visando o redesenho da paisagem da região.

O objetivo é promover a adequação ambiental e um planejamento da paisagem no entorno dos principais rios e lagos, identificando, por exemplo, áreas nas quais a vegetação encontra-se em estado degradado, bem como o respeito às reservas legais e áreas de preservação permanentes (APPs).

A segunda etapa do projeto prevê a elaboração de um estudo técnico por parte da ONG The Nature Conservancy (TNC) para um diagnóstico dessas áreas e comparação com a malha topográfica local. O levantamento será disponibilizado tanto para o Ministério Público do Estado do Tocantins quanto para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para que sejam tomadas as medidas necessárias para regularização, conservação e ajustes topográficos dessas áreas.

“Atualmente mais de 50% da mata ciliar dessas regiões se encontram em estado degradado e com suas áreas de preservação totalmente comprometidas. Imagens de satélite precisas e atualizadas são extremamente importantes para identificar as áreas degradadas e, a partir de então, traçar um projeto contínuo de conservação ambiental. Nossa principal meta é regularizar a vazão desses rios e lagos na estação seca.”, explica o engenheiro civil Jeverson Luiz Azevedo Carlos, Gerente de Desenvolvimento de Estudos e Projetos da SANEATINS.

A última etapa do projeto de compensação ambiental prevê a elaboração de campanhas de conscientização ambiental, que serão implementadas junto às comunidades locais. Posteriormente, outros municípios do Estado devem seguir a iniciativa de Palmas e também estabelecerem metas de preservação ambiental.

Conheça a nova rede social GeoConnectPeople.