A Competição Europeia de Navegação por Satélite (ESNC, na sigla em inglês) fechou a 8º edição com mais de 400 projetos inscritos e mais de 800 pessoas participando, informou a organização do evento. Os vencedores regionais já foram escolhidos.

No Brasil, o prêmio ficou com a solução “Sistema de Gerenciamento para Acidentes Automotivos com Cargas Perigosas – GeoCap”, que foi desenvolvido através de um um acordo entre o Comitê da Bacia do Rio Ribeira do Iguape e Costa Sul do Estado de São Paulo, com subsídios do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

A GeoCap consiste em uma ferramenta de Sistema de Informações Geográficas (SIG), com módulos centrais fixos e móveis de computadores, operados com dispositivos móveis e com uma base de dados integrada a outras sub-bacias de rios. Além disso, a solução permite interação entre Sala de Controle da Administração da Bacia de Recursos Hídricos (no departamento de Energia Aquática e Elétrica) e assistentes, para agilizar os serviços, em caso de acidentes, alertando os operadores sobre riscos de contaminação. O sistema informa a localização dos pontos de risco.