O boletim mensal Infraestrutura de Dados Espaciais América Latina e Caribe (SDI-LAC) está disponível novamente em português. Este informativo é produzido pelo Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH) para a Associação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI).

IDE no Mundo
Fonte: Freitas (2005), com dados “Survey of National Spatial Data Infrastructure around the World, 2001”. H. Onsrud (atualizado até 2006) em Plano de Ação para Implementação da INDE

Desde os anos 90, muitos países iniciaram a implementação das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) promovendo acesso e serviços relacionados à padronização de dados espaciais e interoperabilidade, e criando política e princípios administrativos em níveis local, regional, nacional e global para assegurar a compatibilidade dos dados espaciais e seu acesso aos usuários, facilitando assim as tomadas de decisões. Mais detalhes estão disponíveis em Visão Geral do GSDI.

No Brasil, a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) foi instituída pelo Decreto 6.666, de 27/11/2008, com o objetivo de integrar todos os dados geoespaciais existentes nas diversas instituições do governo brasileiro, harmonizando-os, disseminando-os e proporcionando o seu uso efetivo.

Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, a GSDI tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP). O boletim IDE-LAC se concentra em aspetos das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e em aspetos SIG, sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Caribe relacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais. O IPGH, entidade membro de GSDI e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região.

IDE-LAC em português!

A versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e agora está sendo re-lançado com a tradução das edições de agosto e setembro deste ano, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá, sob a coordenação geral de Sivane Paixão, revisão de Eduardo Freitas e comunicação geral de Edmilson Volpi.

A tradução do informativo SDI-LAC ao português é possível graças aos graduandos da Unesp: Esrom A. Rissate Júnior e Mateus de Barros Manhani; e aos engenheiros cartógrafos: Annette Pic, MSc em Sensoriamento Remoto; Camila Bassetto Guedes, assessora do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); Edilce Figueiredo Burity, MSc em Sistemas e Computação; Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE/PE; Edmilson Martinho Volpi, Msc. em Engenharia Urbana, Especialista Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos Regional São Paulo (ABEC-SP); Eduardo Freitas, editor do MundoGEO, mestrando em SIG; Juan Carlos Gironda Mamani, consultor em Geotecnologias e Soluções de TI para Geoinformação; Silvana P. Camboim, MSc em Geografia, Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, IBGE/CETE; e Silvane Paixão, MSc em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, PhD em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial.

Veja algumas declarações sobre o re-lançamento do boletim IDE-LAC  em português:

Abbas RajabifardAbbas Rajabifard, Presidente da Associação Global de Infraestrutura de Dados Espaciais (GSDI). Direitor do Centro para Infraestrutura de Dados Espaciais e Gestão Territorial da  Universidade de Melbourne, Austrália: “Informação espacial é uma ferramenta crítica para qualquer tomada de decisões sobre as principais questões econômicas, ambientais e sociais. Informação espacial tem permitido o desenvolvimento de tecnologia e infraestrutura para a sociedade moderna. A crescente necessidade de organizar os dados e serviços através de diferentes disciplinas e organizações resultou no conceito de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE). No entanto, a capacidade de um país para definir, construir e implementar efetivamente IDEs é aumentada quando as instituições e organizações podem compartilhar conhecimentos e boas práticas. O boletim IDE-LAC é uma ferramenta importante no compartilhamento e divulgação de informações em relação às IDEs, relatando atividades de interesse e ajudando a conscientizar e apoiar os esforços de toda a região como um todo. A divulgação desta informação em níveis nacional, regional e local na América Latina e Caribe (LAC) exige que a informação seja apresentada em idiomas que  indivíduos que trabalham no espaço IDE possam entender, inclusive o português”.

Nancy Aguirre, Editora do IPGH do Boletim Regional IDE-LAC do GSDI para América Latina e Caribe: Nancy Aguirre“Quem contribui para o desenvolvimento da IDE nesta região conhece as dificuldades que surgem na ausência de literatura e informação em sua própria língua. O boletim IDE-LAC (SDI-LAC, em inglês) editado pelo IPGH para o GSDI, originalmente em espanhol e inglês, ao ser traduzido ao português, acreditamos que aproxima tudo o que acontece no mundo da IDE à comunidade no Brasil e o que acontece no Brasil à comunidade do IDE no mundo. Além disso, a disponibilidade do boletim em português facilita e incentiva a utilização e a disseminação de seu conteúdo mensal pelos diferentes atores em uma comunidade muito mais ampla, incluindo a existência de um país tão poderoso como o Brasil, com um mercado da informação geoespacial em plena expansão e crescimento, a nível local e regional. Bem-vindos ao Boletim IDE-LAC nesta língua, que agora poderá ser compartilhado mais abertamente”.

Luiz Paulo Souto FortesLuiz Paulo Fortes, Diretor de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Secretário-Executivo da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) e Presidente do Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (CP-IDEA): “Atualmente o Brasil se encontra em processo de implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e nesse momento é importante considerar a necessidade de articulação com outras IDEs regionais e estaduais, garantindo a interoperabilidade das informações geoespaciais produzidas e existentes no Brasil e na América Latina. Nesse sentido, são bem-vindas todas as informações sobre o tema, de forma que um informativo como o Boletim Infraestrutura Espacial de Dados – América Latina e Caribe (IDE-LAC) em português facilitará a disseminação de conhecimento para os leitores do Brasil e dos demais países de língua portuguesa. A partir do IDE-LAC será possível acompanhar o estado da arte das IDEs nas Américas, bem como conhecer as agendas que envolvem projetos, eventos e treinamentos”.

Para assinar os informativos mensais da GSDI, informe seus dados.