Nos dias 28, 29 e 30 de setembro será realizado, na cidade de São Paulo, o Seminário Internacional “A Questão Federativa e a Governança Metropolitana“, patrocinado pelo Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas – FNEM e pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano – EMPLASA.

O Seminário contará com a discussão de importantes temas de alcance nacional, tais como a titularidade dos serviços de saneamento em regiões metropolitanas, o planejamento metropolitano e o pacto federativo, o projeto de lei que dispõe sobre o Estatuto da Metrópole, boas práticas em governança metropolitana no Brasil e em outros países e os programas de financiamento e investimento em regiões metropolitanas.

Instituído em 29 de outubro de 1996, o FNEM é uma associação civil, sem fins lucrativos, representativa de entidades e órgãos públicos estaduais, responsáveis pelo trato de assuntos relacionados às regiões metropolitanas brasileiras.

O Fórum tem por objetivo promover a valorização do planejamento e a gestão do espaço metropolitano e a participação efetiva de organismos metropolitanos na formulação e implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional.

Emplasa no MundoGEO#Connect

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano esteve presente este ano no MundoGEO#Connect, principal evento sobre geotecnologias da América Latina, que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, de 14 a 16 de junho.

No 2º dia do evento, funcionários da Emplasa estiveram apresentando o projeto “Mapeia SP – Avanços Desafios e Perspectivas”, em um evento paralelo. Priscila Masson, Coordenadora de Informações Geográficas, Ricardo Mattar e Clayton Bittencourt estavam presentes e concederam uma entrevista à equipe MundoGEO. O vídeo encontra-se a seguir, abordando a atuação da empresa no setor de geotecnologias.