A cidade de Búzios (RJ) será o palco do 2º Congresso Brasileiro de RFID entre os dias 18 e 21 de outubro. O tema principal do evento será a Internet das Coisas, cujo conceito implica estender o mundo virtual – existente hoje na Internet – ao meio físico, real. Uma pesquisa realizada pela Cisco aponta que, em 2020, serão 50 bilhões de objetos plugados na internet. Essa realidade já faz parte dos dias de hoje, através do uso de tecnologias como o RFID, biometria, tecnologia embarcada, banda larga móvel, entre outras.

O Congresso será uma oportunidade para conhecer a diversidade de aplicações das tecnologias de identificação. Além dos principais projetos do governo como o Brasil –ID, resultado da parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Fazenda e o ENCAT (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais) e o SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), o evento foi o local escolhido para apresentar o projeto de monitoramento do depósito do pára-quedas do Exército Brasileiro, pioneiro na adoção do padrão EPC Global, da GS-1.

A aplicação ao vivo que deve ganhar maior destaque é a combinação do RFID com as redes sociais como Facebook, Twitter e Forsquare onde os congressistas irão curtir e postar fotos durante o congresso.

Serão utilizados RFID nos crachás dos congressistas para integrar aos dados das redes sociais. Luciana Cabrini, organizadora do evento, explica que os congressistas poderão interagir com os colegas virtuais a partir do uso do crachá, inclusive com a possibilidade de enviar fotos.  O uso do RFID na área de entretenimento também fará parte da programação do evento.

Serão três dias de apresentação de cases, palestras e experiências de uso das tecnologias de identificação por radiofreqüência. Vale lembrar que a tecnologia RFID (Identificação por Radio Frequencia) deve ultrapassar a marca dos US$ 3 bilhões em 2011, segundo o instituto de pesquisa Gartner.

As inscrições do 2º Congresso Brasileiro de RFID podem ser realizadas através do site do evento.