A segunda edição do MundoGEO#Connect (https://mundogeoconnect.com/2012/), maior evento do setor de geotecnologias da América Latina, já está com data marcada: de 29 a 31 de maio de 2012, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A partir de agora, você pode acompanhar todas as novidades do evento, através do site oficial. O portal do MundoGEO#Connect 2012 é uma fonte de informações para os participantes do evento, imprensa, palestrantes e debatedores, órgãos públicos, empresas privadas, e todos os interessados nos assuntos que envolvem a indústria geoespacial.

Reiterando o sucesso da primeira edição, que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2011, o MundoGEO#Connect 2012 deve reunir mais de 10 mil profissionais, entre participantes das atividades técnicas e da feira, e pessoas conectadas através das redes sociais e seminários online, que transmitirão cerca de 10% do evento.

Além disso, grandes empresas do setor já confirmaram patrocínio, como a Hexagon, um dos grupos mais importantes do setor de metrologia e detentora da Leica Geosystems, Erdas, Intergraph e recentemente da brasileira Sisgraph; a Furtado Schmidt, que representa no Brasil as marcas Garmin, Nikon e Spectra Precision; o grupo Santiago & Cintra, representante da Trimble, Topcon, Faro, Erdas, RapidEye e Navteq; e a Alezi Teodolini, representante da Astech e Datageosis.

Outras instituições, nacionais e internacionais, também já são apoiadores do evento, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Embrapa Monitoramento por Satélite, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Prefeitura de São Paulo, a Geospatial Information & Technology Association (Gita), International Society for Photogrammetry and Remote Sensing (ISPRS) e o Open Geospatial Consortium (OGC).

Feira de Produtos e Serviços no 2º dia do MundoGEO#Connect 2011

Novidades do evento

Com o tema “Compartilhando informações para um mundo melhor”, o MundoGEO#Connect 2012 irá destacar o desafio atual de produção de dados geoespaciais, seguindo padrões que facilitem sua plena utilização pela comunidade de usuários de sistemas de informações.

Nesta edição, a oferta de espaços na feira de produtos e serviços do MundoGEO#Connect 2012 foi ampliada em 50%. Além disso, o número de auditórios para as atividades do evento foi ampliado em 100% em relação ao evento de 2011.

De acordo com Emerson Granemann, diretor e publisher do Grupo MundoGEO, o evento terá vários seminários, cursos e eventos paralelos que irão discutir as tendências do geoprocessamento, sensoriamento remoto, agrimensura, GPS e infraestruturas de dados espaciais, nas áreas de óleo & gás, mineração, e-governo, agronegócios, mapeamento do subsolo de grandes cidades, meio ambiente, entre outras. “Temos muitas novidades para esta segunda edição do evento. A premiação será ampliada para escolher os melhores profissionais, empresas e projetos do ano, a partir de votação na internet e de comissão julgadora”.

Alguns eventos paralelos já estão confirmados: Usuários das Geotecnologias do Estado de São Paulo, Usuários das Geotecnologias do Município de São Paulo, Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) e Padrões OGC.

Evento paralelo Prefeitura Municipal de São Paulo

Assim como em 2011, na edição deste ano do evento acontecerá o 2º Prêmio MundoGEO#Connect, uma iniciativa que reconhece os trabalhos desenvolvidos por empresas, instituições e profissionais do setor de geotecnologias.

MundoGEO#Connect 2011: sucesso de público

O MundoGEO#Connect surgiu da percepção de seus idealizadores sobre os assuntos que mais tiveram repercussão nas principais redes sociais, como o Twitter e o Facebook, uma das plataformas que mais possibilita interação entre as pessoas. Dessa forma, um dos objetivos do evento é conectar, seja presencialmente ou online, os usuários de geotecnologias, para que haja troca de ideias sobre o atual cenário do setor.

Sessão de abertura do MundoGEO#Connect 2011


Estatísticas

Em sua primeira edição, o MundoGEO#Connect contou com 88% de aprovação dos patrocinadores e participantes, de acordo com uma pesquisa da organização do evento. Foram mais de 7,5 mil profissionais conectados, sendo 900 participantes de seminários e minicursos, 1,8 mil visitantes da feira e mais de 5 mil internautas que acompanharam o evento online, pelo Twitter e através de webinars.

Ainda, os números levantados apontam que 32% dos participantes são diretores e 33% gerentes ou coordenadores; 50% está no setor privado e 36% no setor público; e as áreas de interesse com maiores porcentagens são meio ambiente, recursos naturais, utilities, infraestrutura e planejamento territorial. Pablo Santos, que trabalha na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia, destaca que o evento proporciona “uma oportunidade única de trabalhar, trocando experiências nos projetos que acontecem nos mais diversos estados brasileiros, com outros órgãos, públicos ou privados”.

Joel Campbell, presidente da Erdas, no seminário Base de Dados Geoespaciais

Além disso, estavam presentes mais de 100 palestrantes, incluindo representantes de empresas internacionais, como o presidente da Erdas, Joel Campbell. “Este é um evento extremamente importante para o mercado de geotecnologias, especialmente no Brasil, pois há mais de 2 mil pessoas participando, de toda a América Latina, Europa, África, além de ser uma importante conferência onde os fornecedores de hardwares e softwares, provedores de dados estão reunidos para compartilhar como podem trabalhar juntos”, comenta o executivo, em entrevista exclusiva ao MundoGEO.

Outros destaques foram Tarun Bhatnagar, diretor de geo corporativo do Google para a América Latina, que participou do 2º Seminário Google Earth para Empresas; Wolfgang Bidermann, executivo da RapidEye; Dale Lutz, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Safe Software; e Mike Reslow, representante da ISPRS.

Confira as últimas novidades sobre geotecnologias na rede social GeoConnectPeople.