No último dia 27 de setembro foi realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) o evento Geotecnologias na Gestão Pública – Meeting 2011.

Segundo os organizadores, o GGP 2011 teve como foco constituir-se como um espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais. Gestores e técnicos nas áreas de segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, planejamento público e outras áreas apresentaram seus projetos, ideias, avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.

Foram reunidos mais de 750 participantes presenciais e nas transmissões pela Internet, através de webinars realizado pelo MundoGEO. O evento contou ainda com inscritos de diversos setores públicos como: ANP, IBAMA, SENAC, ISP, IBGE, CEPERJ, CETEM, BNDES, INPI, PMERJ, Fiocruz, IphanRio, Eletrobrás, Aeronáutica, Exército, IPHAN, IPP, Correios, CEDAE, SIPAM, FUNAI, UERJ, UFF, PUC, UFRJ, ministérios e diversas secretarias.

Tranmissões online

Os seminários online foram realizados em parceria com o Portal MundoGEO, que transmitiu gratuitamente duas palestras. O primeiro webinar, na parte da manhã, contou com mais de 300 pessoas e teve como tema o estágio atual e os próximos passos da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), com a apresentação de Hesley Py, coordenador da área de desenvolvimento de softwares na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Comitê de implantação da Inde.

No período da tarde foram transmitidas duas palestras, que contaram com a participação de mais de 250 pessoas. A primeira foi a sessão “Experiências da Vigilância em Saúde do Município do Rio de Janeiro”, abordando o uso das ferramentas de geotecnologias nos setor de saúde, e a segunda foi “Geotecnologias Aplicadas à Segurança Pública: Desafios e Possibilidades”.

Materiais disponíveis

As apresentações, os vídeos e áudios da transmissão Web das palestras e mesa redonda já estão disponíveis gratuitamente no site do evento. Em breve será adicionado também a gravação das palestras.

O evento foi promovido pela UERJ e organizado pelo Laboratório de Geoprocessamento (LABGIS), contando com o patrocínio da empresa GlobalGEO Geotecnologias e do Gabinete da Vice-Reitoria da UERJ. O GGP 2011 também teve apoio do Portal MundoGEO, do Laboratório de TeleSSaúde da UERJ, do Centro Tecnologia Educacional da UERJ, da DELL Computadores e do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro.