Às vésperas do plebiscito, marcado para 11 de dezembro, quando será votada a proposta de dividir o Estado do Pará em três, formando os novos Estados de Carajás e Tapajós, José Donizete Cazzolato analisa a questão e propõe critérios técnicos para a mais adequada divisão territorial do país, apostando num arranjo mais igualitário, sem unidades gigantescas ao lado de outras que mal se sustentam.

Assim, a obra “Novos Estados e a Divisão Territorial do Brasil: uma visão geográfica” vem tratar de um assunto polêmico. A criação de novos Estados diz respeito não apenas a pesquisadores e políticos, mas a toda a população, na medida em que tem profundas implicações econômicas e sociais.

Aplicando os critérios geográficos propostos, e contemplando alguns dos projetos atuais de criação de outros estados – além de Carajás e Tapajós – o autor constrói um possível cenário com 37 Unidades da Federação, dos quais 33 Estados e 3 Territórios Federais. A possibilidade de um estado do interior Paulista é uma das  conclusões do estudo. Saiba mais em entrevista com o autor, feita pela Oficina de Textos.

No próximo dia 19, as partir das 16h30, irá ocorrer o lançamento do livro e debate, além de sessão de autógrafos e coquetel. O local é o auditório do CEM/Cebrap, na R. Morgado de Mateus, 615 em Sâo Paulo (SP).

Clique aqui para saber como adquirir este novo lançamento da Oficina de Textos.