No próximo dia 27 de outubro, quinta-feira, acontece o seminário “Soluções em Imagens da Terra Para Uso Corporativo” – no Centro de Convenções Frei Caneca , São Paulo (SP) -, que irá trazer ao centro dos debates as tendências na área de sensoriamento remoto. Um dos destaques desse evento será um debate que abordará o uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) na área geoespacial.

Esse equipamento promete revolucionar o mercado de imagens de satélite e aerofotos, pois a principal vantagem de se usar um VANT é o custo operacional, como explica Gabriel Santiago de Mello, diretor comercial da Somenge, que estará presente no evento sobre sensoriamento remoto. “A principal vantagem do VANT é o custo operacional, que chega a ser três vezes mais barato do que o de uma aeronave tradicional. Além de não ser operado por um piloto, pode fazer operações de maior risco, como voos em altitudes muito baixas”, diz.

Segundo ele, ainda, os VANTs permitem levantamentos de imagens em áreas pequenas e médias, melhor  relação custo benefício, por exemplo: se o profissional quer uma área com 25 centímetros  de detalhamento, por meio de um VANT ele vai conseguir este grau de detalhe, com um preço menor que o aerolevantamento. Ou seja, mais informações pela imagem, mais dados na solução final, redução de custos e maior facilidade e segurança do operador.

Para o mercado brasileiro, os VANTs estão sendo produzidos principalmente para atender a demanda em defesa e segurança pública, bem como para tornar o Brasil estrategicamente independente de outros países, no que se refere a tecnologia desses veículos e sensores embarcados. De acordo com  Karlus de Macedo, gerente de projetos da Orbisat da Amazônia e Aerolaventamentos, “os VANTs para o setor de geo e sensoriamento remoto, devido à sua grande flexibilidade de mobilização e operação, serão utilizados principalmente para atender as necessidades pontuais e específicas da comunidade ou instituição que o utiliza. Produtos e serviços nacionais serão de grande valia para que esta flexibilidade e praticidade ocorra de fato. Para a área militar e de segurança pública, a questão estratégica é fundamental”.

Além disso, segundo ele, VANTs com componentes importados têm restrições de exportação, por isso os veículos 100% nacionais poderiam ser exportados para outros países, constituindo um importante segmento de mercado no Brasil. Karlus também é um dos palestrantes do seminário sobre sensoriamento remoto.

O evento

As palestras acontecerão de uma forma diferenciada. No estilo talk-show, os participantes poderão interagir mais com os palestrantes. Além disso, haverá uma apresentação “roda-viva”, na qual o palestrante fica no meio do auditório respondendo as principais questões dos presentes.

Os temas abordados no evento envolvem as características dos principais sensores existentes no mercado que estão embarcados em satélites, aviões e VANTs, além das etapas de processamento e representação destas informações e suas diversas aplicações atualmente.

A programação completa do seminário já está disponível. Confira o que será destaque no evento, clicando aqui.

Este seminário é uma realização do MundoGEO, responsável pelas revistas InfoGEO e InfoGNSS, pelos portais MundoGEO  e InfoGPS e pelo evento anual MundoGEO#Connect. Além disso, o evento conta com o patrocínio da AMS Kepler, Santiago&Cintra Consultoria, Esteio e GlobalGeo, e com o apoio da Embrapa Monitoramento por  Satélite, Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos Regional São Paulo (Abec-SP), Associação Profissional dos Geógrafos no Estado de São Paulo (Aprogeo-SP), Editora Oficina de Textos, Revista Visão Socioambiental, Instituto Geodireito, Instituto Ambiente em Foco, Labgis Extensão e UOL.

Serviço
Seminário:  “Soluções em Imagens da Terra Para Uso Corporativo
Data: 27 de Outubro (credenciamento a partir das 8h)
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo (SP)
Mais informações e inscrições aqui