A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina e a Imagem desenvolveram um sistema integrado de segurança que irá permitir uma visão global de toda ação criminal no estado, com intuito de otimizar o trabalho da polícia e agilizar o atendimento à população. O SADE (Sistema de Atendimento e Despacho de Emergências) irá reunir dados de ocorrências atendidas pela Policia Militar, Bombeiros e Samu em uma única central de atendimento.

O sistema emprega a geotecnologia em todo o processo, envolvendo o atendente da central que utiliza os mapas digitais para visualizar e cadastrar o chamado, os despachantes que podem ter uma visão de todas as ocorrências atendidas no momento posicionadas no mapa para uma melhor tomada de decisão, além dos próprios policiais que recebem informações por rádio com detalhes da localidade referente chamado. O projeto ainda inclui o georreferenciamento de toda a frota de veículos da segurança pública, para que o atendente possa visualizar qual viatura está localizada mais próxima ao local da ocorrência e da possibilidade de visualização de câmeras de vídeo vigilância vinculadas diretamente no mapa.

Todo o atendimento à população será realizado por uma central de emergência. Quando o cidadão ligar para a polícia, bombeiro ou Samu, será atendimento pela mesma central, que irá compartilhar os dados da ocorrência entre as três instituições e o próprio atendente irá encaminhar o atendimento à instituição mais adequada.

Além disso, os dados das ocorrências atendidas pelas três instituições passam a fazer parte de um banco de dados único, denominado por Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). Austher Teixeira, coordenador de Tecnologia da Imagem, explica que com os dados reunidos será possível gerar relatórios e estatísticas com base em dados confiáveis e em tempo real para a tomada de decisões. “Conseguiremos consultar o número e o tipo de crimes mais freqüentes em cada área e assim, otimizar o trabalho da polícia, remanejando as estações policiais e o aumentando o número de viaturas nos locais com maior incidência criminal”.

Inicialmente o projeto será aplicado na capital Florianópolis e depois será espalhado por todo o estado.