A Doris Engenharia., subsidiária brasileira da francesa Doris Engineering com atuação no segmento offshore de óleo e gás, escolheu a tecnologia SmartMarine Enterprise, da Intergraph, para projetar oito unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO) para a Petrobras.

Os oito navios/plataforma serão utilizadas para a exploração da camada do pré-sal. O projeto é considerado o mais importante no portfólio da Petrobras, pois a perfuração da camada do pré-sal marca o começo de um novo modelo de exploração, resistente à corrosão e a altas temperaturas e pressão.

A Doris está utilizando a tecnologia para projetos de pré-detalhamento, com duração estimada de um ano. A Petrobras vai publicar um novo edital para projeto detalhado e o SmartMarine Enterprise é a tecnologia padrão requerida para todas as empresas de engenharia (EPCs) que quiserem participar da concorrência.

Para a fase de FEED (Front-End Engineering Design), a Doris está utilizando as tecnologias SmartMarine 3D, SmartPlant P&ID, SmartPlant Instrumentation e SmartPlant Electrical. Além disso, a Sisgraph, fornecedora de soluções da Intergraph no Brasil há mais de 30 anos e que, recentemente, foi adquirida pela Hexagon, vem trabalhando juntamente com a empresa de engenharia para assegurar o sucesso desse projeto.

Pierrick Sauvage, diretor de engenharia da Doris Engenharia, afirmou que “as funcionalidades baseadas em regras do SmartMarine 3D e de outras soluções da Intergraph ajudarão a empresa a fornecer projetos mais seguros e de melhor qualidade, além de aumentar sua produtividade”.