Desde o lançamento da primeira versão do popular iPhone em 2007, os aparelhos iOS (sistema operacional para aparelhos móveis) da Apple vêm utilizando aplicativos Google Maps para fornecer aos usuários funções de direção, tráfego guia de rotas, informação sobre seu local e destinos. No entanto, desde 2009 a empresa vem tentando inovar a tecnologia de mapeamento para o iOS, com a aquisição da 9to5Mac, criando assim sua própria empresa de desenvolvimento de softwares para mapeamento, a Placebase.

Mais recentemente adquiriu a empresa de mapeamento 3D Poly9. Agora a Apple anuncia a aquisição da segunda empresa de mapeamento 3D, chamada C3 Technologies. Os principais responsáveis pela empresa se encontram agora trabalhando junto à Apple na Suécia, em uma nova divisão denominada “Sputnik”.

A C3 Technologies cria mapas 3D com alto nível de detalhamento, com base em imagens de edifícios, casas e pequenos objetos através de câmeras.

Exemplo de modelo 3D de Las Vegas, criado pela C3

iOS em três dimensões

Parece que a Apple vem tentando cada vez mais inovar sua tecnologia de mapas, se afastando cada vez mais do Google. Com a nova aquisição, a companhia pode crescer muito no segmento de mapas, talvez implementando três dimensões à mapas para a plataforma iOS.

Veja a seguir um vídeo explicativo sobre a tecnologia desenvolvida atualmente pela C3 Technologies.