Foto: Reprodução/TVCA

O Serviço Geográfico do Exército Brasileiro deve entregar ao Supremo Tribunal Federal, no dia 11 de novembro, o relatório final sobre o limite entre os estados de Mato Grosso e Pará. Dia 14 de novembro é o prazo limite para a entrega do relatório no STF.

Esta porção da fronteira entre os dois estados fica na região do Rio Teles Pires, onde está o Salto das Sete Quedas e está em debate desde abril de 2010. A área, situada em plena floresta amazônica, é ocupada por famílias que vivem da produção agropecuária e hoje têm dúvidas sobre qual estado pertencem.

De acordo com o procurador-geral de Mato Grosso, Jenz Prochnow, a área foi demarcada de forma equivocada pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatísticas (IBGE). “Na época de Rondon a demarcação tomava por base o nível denominado Sete Quedas na divisa dos estados. A demarcação do IBGE foi diferente. Tomou-se um marco equivocado e estamos tentando provar isso. O Estado não está perdendo nada, só vai ter sua área aumentada. A área pode ser importante por questões econômicas”, afirmou.

Se a ação for julgada procedente a Mato Grosso, a área territorial do estado terá mais dois milhões de hectares, já que a ela seriam incorporados os territórios rurais de cinco municípios do Pará e parte da Serra do Cachimbo. O prazo dado pelo STF para que o Exército entregue o relatório final vai até o dia 18 de novembro.

Com informações do G1