O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a partir desta segunda-feira, 5 de novembro, o Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil. Realizado em parceria com a Marinha do Brasil, o Atlas é voltado para a difusão, entre os estudantes e o público em geral, de informações e conhecimentos atualizados sobre o litoral brasileiro, abordando as dimensões histórica, demográfica, econômica, social, cultural e natural.

A publicação tornou-se realidade a partir de uma ideia concebida pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) e desenvolvida em conjunto com a Coordenação de Geografia da Diretoria de Geociências do IBGE. O objetivo é incentivar a sociedade a pensar, conhecer e valorizar o uso racional da biodiversidade e dos recursos minerais e energéticos presentes nas águas oceânicas, solo e subsolo marinhos, que constituem parte fundamental do desenvolvimento socioeconômico e da sustentabilidade ambiental do país.

O Atlas apresenta ainda a evolução da distribuição da população pelo território e os padrões de ocupação do litoral, tratando de temas socioeconômicos e suas relações com os ambientes costeiros: população, turismo, balneabilidade, recursos pesqueiros, estrutura portuária, logística do petróleo e áreas de preservação e proteção ambiental.

A publicação poderá ser adquirida na Loja Virtual do IBGE.

Mapa Político do Distrito Federal

O Instituto também divulga a partir de hoje o Mapa Político do Distrito Federal, na escala 1:100.000, que completa a série de Mapas Políticos Estaduais. Consultando o mapa, é possível ter um conhecimento mais detalhado daquele território. O mapa do DF e das outras 26 Unidades da Federação podem ser consultados e impressos.

Diferentemente dos estados, que nos mapas políticos são divididos em municípios, no Distrito Federal, a divisão política é representada através dos subdistritos, diferenciados por cores e delimitados através de elementos geográficos como rios, estradas, ou mesmo linhas. O Distrito Federal, que tem área total de 5.787,8 km2, possui a maior densidade demográfica do país (444 habitantes por km2), à frente do Rio de Janeiro (365,23 habitantes por km2 ) e São Paulo (166,25 habitantes por km2).

Também se encontra disponível, desde 2010, o Mapa Imagem do DF, o primeiro feito a partir de imagens coloridas do satélite Alos, e que permite ao usuário ter acesso aos principais nomes geográficos e vias, além dos limites distritais do DF.