Concepção artística do satélite Galileo IOV

O primeiro teste de navegação realizado no Galileo, sistema de navegação por satélites europeu, foi capaz de transmitir com sucesso o sinal de volta à Terra, no dia 10 de dezembro.

Os primeiros satélites do sistema foram lançados em órbita no dia 21 de outubro. Desde então seus sistemas foram ativados e os aparelhos posicionados para que suas antenas de navegação estivesse alinhadas com o planeta. No último fim de semana aconteceu a primeira transmissão dessas antenas.

O sinal da principal banda da antena do Galileo (L-band 1200-1600 MHz) chegou na Terra na manhã de sábado, 10 de dezembro. Este sinal de teste foi transmitido pelo primeiro satélite do sistema, em uma banda E1, que será usada para os serviços abertos de uso civil, assim que o Galileo começar a operar, que será em 2014, segundo a ESA.

Para receber o sinal do satélite que está a 23 mil quilômetros da Terra, é necessária uma antena de solo de Banda L, com 20 metros de diâmetro. Os testes com os sinais de navegação do primeiro satélites serão realizados até o fim deste ano, enquanto o segundo aparelho começará a ser testado em 2012.

Os próximos dois satélites Galileo IOV (sigla para Fase de Validação em Órbita) estão previstos para ser lançados em também em 2012, completando o núcleo operacional da constelação Galileo. Outros satélites estão sendo fabricados e serão lançados em 2014.