As imagens do sistema Cosmo-SkyMed estão sendo utilizadas para o controle ambiental da ilha de Giglio, onde o cruzeiro Costa Concordia naufragou  em 13 de janeiro de 2012, causando a morte de 15 pessoas e o desaparecimento de pelo menos 17 até o momento, conforme relatos recentes das agências locais. O evento ainda oferece risco de um acidente ambiental no caso de um derramamento de combustível.

Cosmo-SkyMed navio Itália
Imagem obtida logo após o acidente

Durante o período da operação de imageamento rotineiro sobre a Itália, os satélites do sistema Cosmo-SkyMed capturaram uma imagem logo após o acidente, oferecendo suporte para as autoridades envolvidas nas operações de resgate.

Em caso de um vazamento de óleo (combustível), o sistema pode ser acionado em modo emergencial para adquirir imagens em alta resolução. O sistema é composto por uma constelação de 4 satélites capazes de imagear grandes extensões territoriais diariamente em alta resolução (1m). Pode ser utilizado para prevenção, monitoramento e gerenciamento de desastres ambientais.

No Brasil as imagens Cosmo-SkyMed foram empregadas no monitoramento diário do derramamento de óleo ocorrido em novembro de 2011 no Campo do Frade na Bacia de Campos. Até hoje há registros de vazamentos de óleo na região.  A Telespazio Brasil oferece para o Território Brasileiro as imagens da constelação em nome da empresa e-GEOS.