Novas dimensões nas resoluções espaciais, espectrais, radiométricas e temporais tornaram-se disponíveis nos últimos anos. Vivemos um momento muito promissor com o crescente progresso dos sistemas de observação da Terra.

Em meados de outubro de 2010, a consultoria internacional Euroconsult divulgou um estudo, intitulado Satellite-Based Earth Observation, Prospects to 2019, fazendo uma referencia às previsões de satélites a serem lançados. O estudo aponta um crescimento pela procura de dados de alta resolução.

Esta tendência já é percebida por iniciativas como a da rede de observatórios ecológicos (Neon, na sigla em inglês) nos EUA. No final de 2009, 24 satélites comerciais estavam disponíveis, oferecendo dados de alta resolução. Este número deverá aumentar para mais do dobro nesta década. Os dados levantados no relatório apontam que, nesta década, serão lançados nada menos que 267 satélites óticos e radar, de observação da Terra.

Este texto faz parte da coluna GeoQuality, presente na revista InfoGEO 64, e que continua na nova revista MundoGEO. Continue lendo sobre o futuro dos satélites e sensores.