Nesta edição serão apresentados os procedimentos para se criar um bairro no Google Map Maker. Esta iniciativa constitui uma contribuição voluntária ao processo de mapeamento colaborativo e cooperativo, sendo baseada no conhecimento que o mapeador tem de sua cidade e/ou do lugar pelo qual tem a sensação de pertencimento.

O primeiro passo é entrar no Google Map Maker (www.google.com/mapmaker) e fazer login na sua conta do Google. Clicar na opção Satélite e exibir a área de interesse para a qual deseja adicionar, modificar ou moderar mapas no Google Map Maker.

Antes de mapear qualquer feição é importante constatar se já existe uma representação para a cidade, caso contrário é preciso vetorizar a área urbana e associar atributos descritivos. No tutorial anterior foi feita a edição do polígono que representa a área urbana de Presidente Prudente (SP), tomando por base os setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é a 2ª parte do Passo a Passo sobre como utilizar o Google Map Maker, presente na revista InfoGEO 64. Conheça também as opções de assinatura da revista MundoGEO.

Figura 1